quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mutirão da Pedra da Gávea adiado para domingo (24/10)


          Uma vez mais ocorreu a necessidade de adiamento do mutirão do PNT, que foi agora remarcado para domingo, dia 24 de outubro, e não mais sábado, dia 23, como havia sido divulgado anteriormente.
          O ponto de encontro será no final da Estrada Sorimã, junto à guarita que marca o início da trilha.
          Lucio M. Palma (coordenador do voluntariado) informou que haverá um monitor ambiental do PNT, na Praça Professor Velho da Silva, entrada do Condomínio Sorimã, orientando os voluntários que não souberem como chegar ao ponto de encontro.
          No mapa do Google Earth, que se encontra na guia esquerda do blog, há indicações de como chegar ao local.

          Abaixo segue o e-mail recebido com todos os detalhes sobre o mutirão:

          "Amigos voluntários.
          Enfim o tão esperado 68º Mutirão voluntário do Parque Nacional da Tijuca. Espero não ter trazido transtornos devido aos sucessivos adiamentos e peço desculpas, mas sempre me preocupei com a segurança e bem estar de todos os voluntários e também procuro atender às demandas do Parque, portanto nosso encontro está marcado para este DOMINGO (e não sábado) dia 24/10, às 9 horas na guarita no final da estrada Sorimã.
          As atividades propostas para este mutirão são essencialmente de manutenção de trilha, na parte baixa, onde muitas raízes estão expostas e há muitas pedras atrapalhando no caminho. Transportaremos e colocaremos degraus e drenos, 2 pontes rudimentares, fecharemos atalhos e pintaremos as setas indicativas do caminho. Além disso, teremos manejo de flora onde retiraremos as mudas de jaqueiras.
          Ao final dos trabalhos, previstos para às 13h30min disponibilizaremos monitores para acompanhar os voluntários que queiram ir ao cume da Pedra da Gávea. Aviso: essa caminhada é pesada (por volta de duas horas) e oferece riscos, portanto recomendada àqueles que não tenham problemas de expor à altura, tenham boa disposição física e gozem de boa saúde. Estou solicitando o apoio dos Bombeiros para maior segurança na carrasqueira, mas ainda não foi confirmado. Os que forem ao cume ainda poderão ajudar no recolhimento do lixo deixado próximo à gruta da orelha e conhecer também este local.
          Lembro ainda que em caso de forte chuva no dia do evento, o mesmo deverá ser adiado, mas a previsão é boa para o dia. Favor usar roupas confortáveis, que se possa sujar, calçado fechado e de sola não lisa, boné ou chapéu e protetor solar. Quem ainda tiver as luvas doadas anteriormente, pode levar. Água sempre é importante!
          É isso amigos. Estaremos esperando a grande participação dos voluntários para ajudar nas atividades propostas e usufruir de um visual incrível e místico, que só a Pedra da Gávea oferece.
          Até lá.

Lucio M. Palma e equipe de Monitores Ambientais do Parque Nacional da Tijuca"


Nenhum comentário:

Postar um comentário