quinta-feira, 4 de novembro de 2010

69º Mutirão do Parque Nacional da Tijuca - Pedra Bonita

Em primeiro plano a Pedra Bonita (vista da Pedra da Gávea) e, ao fundo, a cadeia de montanhas do setor A do PNT.
           Em  novembro, as atenções dos voluntários novamente se voltam para o setor C do Parque Nacional da Tijuca*. O mutirão do dia 6, próximo sábado, será na Pedra Bonita e terá início às 9 horas com término previsto entre 13 e 14 horas.
          Abaixo segue e-mail do coordenador do Programa de Voluntariado do PNT, com detalhes sobre o ponto de encontro e atividades que serão realizadas:

“Amigos Voluntários,

          Preparem-se, pois se o dia for como o de hoje, teremos muito calor neste sábado, no 69º mutirão na Pedra Bonita.
          O ponto de encontro será na Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista (na entrada principal do PNT), às 9 horas. De lá, organizaremos as caronas para então seguir para a Pedra Bonita.
          As atividades, basicamente, serão de manutenção de trilha, onde colocaremos degraus e drenos, além de implantar um novo acesso à trilha da Agulhinha da Gávea. Colocaremos placas de sinalização e ainda teremos a oportunidade de plantar algumas mudas.
          Portanto, protejam-se, pois o calor será intenso. Levem chapéus, bonés, protetor solar e muito líquido. Usem roupas confortáveis, calçados fechados e de sola não lisa. O lanche está garantido pois atuaremos em parceria com o Instituto TerraBarsil e o HSBC.

          Até lá e um abraço.

Lucio M. Palma e a equipe de monitores ambientais do parque Nacional da Tijuca”

         A trilha é pouco acidentada, sem subidas puxadas, nem exposições a precipícios e, em cerca de quarenta minutos, chega-se ao platô, a 693 metros de altitude (Instituto Pereira Passos, mapa da cidade do Rio de Janeiro, 2007), de onde é possível avistar as zonas sul e oeste da cidade, além da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.

É na Pedra Bonita que está instalada a plataforma de vôo livre da cidade.
Ao fundo, a praia de São Conrado.

* As montanhas mais conhecidas, que fazem parte do setor C do Parque Nacional da Tijuca, são a Pedra Bonita, Pedra da Gávea e Agulhinha da Gávea.


Clique aqui caso não esteja visualizando comentários sobre essa matéria. 

Um comentário:

  1. Mais uma vez quero agradecer os voluntários e a equipe de manutenção de trilhas do PNT que com seu programa de voluntariado tem rendido bons frutos.

    Antes de iniciar os trabalhos, foram fornecidos ao voluntariado um suculento lanche (como de costume), logo após iniciamos as atividades propostas e coordenadas pelo Lúcio e os monitores ambientais do PNT.

    O mutirão foi proveitoso, apesar do tempo não andar colaborando com os voluntários, fizemos degraus e drenos na trilha da Pedra Bonita, esse trabalho evita o processo de erosão na trilha.

    Alguns dos drenos já existentes fizemos à manutenção, porém, criamos mais alguns em pontos que a trilha necessitava.

    Apesar do tempo ruim, tivemos uma boa presença dos voluntários, sempre animados e dispostos para ajudar à natureza.

    No início a chuva não chegou a incomodar, mas depois de 1h:30min a chuva apertou, fazendo com que apressássemos os trabalhos iniciados para que não ficarem incompletos.

    No final, uma van fornecida pelo PNT, veio buscar os voluntários sob forte chuva.

    Parabéns a todos que compareceram. Viva o voluntariado do PNT, faça você tambéma diferença.

    Junte-se a nós.

    Até os próximos mutirões.

    Jeremias Freitas - Voluntário PNT

    ResponderExcluir