terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Início de uma Transformação

Uma das muitas piscinas naturais do PNMT.
          O sol que brilhava desde cedo levou muitos visitantes ao Parque e, se por um lado, a circulação intensa de pessoas nos impediu de realizar os trabalhos de manutenção de trilhas, por outro, foi fundamental para que fizéssemos uma boa avaliação dos resultados que os mutirões vêm promovendo no local, e direcionar os futuros planos de atuação.

O microlixo é um grande problema no local.
Clique na foto para ampliá-la.
Com a ajuda de voluntários, a Equipe S.O.S. Trilhas pesou os sacos que continham o lixo recolhido.
          Ao todo, foram recolhidos 78 kg, em 10 sacos de lixo, de 100 litros. Esta quantidade é bem menor do que aquela que retiramos no primeiro mutirão, quando o Parque se encontrava praticamente vazio! A diferença se torna ainda mais significativa se levarmos em consideração que parte deste lixo estava em duas lixeiras instaladas nos pontos preferidos pelos frequentadores do Parque: a Prainha e o Poço da Baleia.

Além dos dez sacos, foram recolhidos uma churrasqueira vellha e partes de um isopor e de um sofá.
Clique na foto para ampliá-la.
Voluntários esvaziando a lixeira do Poço da Baleia.
               Após o encerramento do mutirão, alguns voluntários, a caminho da Cachoeira Véu de Noiva, sentiram-se decepcionados ao ver latas, copos e embalagens vazias jogadas no caminho que haviam percorrido e limpado minutos antes. No entanto, ao retornar, constataram que nem todo o trabalho foi perdido já que a lixeira do Poço da Baleia (cujo lixo eles também já haviam recolhido) encontrava-se cheia novamente e, junto a ela, um saco, também cheio.
 
Ainda foram encontradas garrafas de vidro neste segundo mutirão, mas em quantidade bem menor do que no primeiro.
           Melhorar a relação dos visitantes com o Parque, e a maneira como lidam com os resíduos que produzem, é um trabalho de perseverança, e exigirá tempo, mas já mostrou resultados positivos desde o primeiro dia.
          Agradecemos à direção do PNMT (pelo apoio na organização, fornecimento de material para a coleta de lixo e lanche); à Sra. Maria do Carmo, que nos doou sacos de lixo; ao Jeremias Freitas, da comunidade de Orkut Destemidos (pela divulgação e participação); e a todos os voluntários que tornam possível cada etapa desta transformação!

Agradecemos, também, à Equipe Rio Eco Consciente (Susi e Felipe - de luvas amarelas) pela divulgação e participação no mutirão.
Equipe S.O.S Trilhas, parte dos voluntários e o diretor do Parque, Marlos Campos, junto do lixo recolhido no dia.
 

                                           Clique aqui para ver fotos em apresentação de slides

Seja membro da comunidade do Parque N. Municipal da Taquara


7 comentários:

  1. Parabenizando pela iniciativa e sei que teremos muito trabalho para conscientizar as pessoa por lá, mas eutou disposta a continuar este trabalho com vocês. Trabalho de formiguinhas, mas teremos resultados mesmo que pequenos e aos poucos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pelo convite. Foi muito bom ter participado dessa ação com vocês. Podem contar conosco para os próximos mutirões. Abraços. Equipe Rio Eco Consciente.

    ResponderExcluir
  3. Marlene,
    A dedicação e apoio dos voluntários, que sempre estão ao nosso lado, é o maior incentivo para prosseguirmos naquilo que acreditamos, apesar das dificuldades!
    Muito obrigado e até a próxima atividade!

    ResponderExcluir
  4. Equipe Rio Eco Consciente,
    Ficamos satisfeitos por terem podido aceitar nosso convite para participar deste mutirão.
    Nos colocamos, também, à sua disposição para participar de outras ações.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Mais um mutirão de sucesso realizado no PNMT. Os voluntários sempre dispostos a ajudar, mesmo em um domingão de sol onde muitos poderiam estar na praia. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas que se preocupam com a saúde do planeta.

    É preciso fazer um trabalho de educação ambiental com os moradores do entorno e demais visitantes que frequentam esta unidade de conservação, muitas pessoas ainda não sabem como se portar dentro de uma UC.

    É um trabalho de formiguinha, se for bem realizado, rende bons frutos de médio a longo prazo.

    Espero poder estar sempre ajudando e colaborando em futuros mutirões. Tenho um grande prazer em ajudar, pois sei que o trabalho aqui é sério e transparente, diferente do que vejo em outras vertentes nesse segmento.

    Foi divulgado em alguns sites que foram recolhidos mais de 300kg de lixo, absurdo, foram 78kg como relatou este blog (o lixo foi pesado), infelizmente a “imprensa” acabou passando informação falsa e pra piorar, no site da prefeitura está escrito que o Secretário de Meio Ambiente estava comandando o mutirão, isso mostra a falta de profissionalismo em alguns segmentos da imprensa, o mutirão foi comandado pelo grupo Trilhas Quase Secretas. Dizer a verdade não é crime. Quem é de verdade, sabe quem é de mentira.

    Parabéns a todos voluntários e a administração do parque que apoiou a nossa causa e que também forneceu lanche para todos no final do mutirão. Mesmo em menor quantidade, fazemos a diferença. Enquanto a natureza precisar de ajuda, lá estarei para ampará-la.

    Até a próxima missão...

    Jeremias Freitas – Voluntário

    ResponderExcluir
  6. Me sinto muito gratificada em poder contribuir para a melhora do nosso meio ambiente. Participar
    de mutirões como este é melhor que ficar em casa
    vendo tantas catástrofes causadas pela fúria da natureza com nós seres humanos devido nossa indelicadeza em cuidar de quem nos fornece tantas
    riquezas, sejam elas alimentos, frutos, água, paisagens, cachoeiras, etc.
    VALEU A PENA ESTE DIA!!! ESTE E MUITOS OUTROS QUE ESTAO POR VIR, SEJA NO P.M. TAQUARA, SEJA ONDE FOR!!!! ESTAREMOS LÁ JUNTOS E MISTURADOS FAZENDO A NOSSA PARTE!!!!

    ResponderExcluir