sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

71º Mutirão do PNT - Lago das Fadas

O Lago das Fadas, antigo charco dos porcos selvagens (Caititus - Tayassu tajacu - que hoje não existem mais, no PNT, devido à caça desenfreada nos séculos passados).
Foto de Arquivo

           O último mutirão deste ano, do Parque Nacional da Tijuca, se dará nos arredores do Lago das Fadas.
          Na ocasião, um representante do Instituto Vital Brazil apresentará uma palestra para os voluntários.
          O ponto de encontro será no Meu Recanto (área de lazer localizada no interior do Setor A do PNT, mais precisamente no Alto do Mesquinta, na bifurcação entre as estradas do Imperador e Princesa Izabel - bem próximo ao centro de Visitantes), às 9:00.

Meu recanto - fonte: Instituto Terra Brasil/PNT

          Aqueles que não conhecem o Parque e/ou não sabem como chegar ao local determinado poderão encontrar conosco na Praça Afonso Viseu (ver mapa na guia da direita), entre 8:20 e 8:30.
         Os interessados em participar das atividades devem levar lanche (sanduíches, frutas...), água (ou sucos, hidrotônicos...) e trajar roupas leves e calçados confortáveis.

Lago das Fadas - fonte: Instituto Terra Brasil/PNT


Lago das Fadas - Recanto com Espelhos d'água situado na Estrada dos Picos, 400 metros antes de se chegar a sede do Sítio do Midosi, atual restaurante "A Floresta".  Os eucaliptos plantados no interor do lago em 1950 foi um desafio feito ao administrador da floresta, sr. Alcy Fernandes.  O lago, embora pequeno, é belo, cercado de plantas ornamentais, tendo pequenos peixes em suas águas.  Uma fonte em meia coluna, revestida com azulejos de Sévres (obra de Castro Maya), anteriormente vertia pura água através da boca de um dragão alado, fundido em bronze, que lamentavelmente foi roubado.
(fonte:  Parque Nacional da Tijuca - Carlos Manes Bandeira - Editora Makron Books)
          Abaixo segue convite do coordenador do Programa de voluntariado:

“Amigos Voluntários.

          Para fecharmos o ano com chave de ouro, estamos programando o último mutirão do ano para dia 18 de dezembro.
          Posso adiantar uma parceria para este dia. Estamos em negociação com o Instituto Vital Brazil, para uma palestra no PNT abordando uma relação muito próxima entre homem x natureza.
          Para quem não conhece o Instituto Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil, como o famoso Butatã em São Paulo. Ou seja, trabalha com serpentes, aranhas e escorpiões. Como gostamos de estar ao ar livre, andando nas nossas matas, é sempre bom saber lidar com esses animais.
          Aguardem maiores informações.
          Abraços.

Lucio M. Palma
Coordenador do Programa de Voluntariado do PNT”


Nenhum comentário:

Postar um comentário