quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mutirão da Pedra da Gávea adiado para domingo (24/10)


          Uma vez mais ocorreu a necessidade de adiamento do mutirão do PNT, que foi agora remarcado para domingo, dia 24 de outubro, e não mais sábado, dia 23, como havia sido divulgado anteriormente.
          O ponto de encontro será no final da Estrada Sorimã, junto à guarita que marca o início da trilha.
          Lucio M. Palma (coordenador do voluntariado) informou que haverá um monitor ambiental do PNT, na Praça Professor Velho da Silva, entrada do Condomínio Sorimã, orientando os voluntários que não souberem como chegar ao ponto de encontro.
          No mapa do Google Earth, que se encontra na guia esquerda do blog, há indicações de como chegar ao local.

          Abaixo segue o e-mail recebido com todos os detalhes sobre o mutirão:

          "Amigos voluntários.
          Enfim o tão esperado 68º Mutirão voluntário do Parque Nacional da Tijuca. Espero não ter trazido transtornos devido aos sucessivos adiamentos e peço desculpas, mas sempre me preocupei com a segurança e bem estar de todos os voluntários e também procuro atender às demandas do Parque, portanto nosso encontro está marcado para este DOMINGO (e não sábado) dia 24/10, às 9 horas na guarita no final da estrada Sorimã.
          As atividades propostas para este mutirão são essencialmente de manutenção de trilha, na parte baixa, onde muitas raízes estão expostas e há muitas pedras atrapalhando no caminho. Transportaremos e colocaremos degraus e drenos, 2 pontes rudimentares, fecharemos atalhos e pintaremos as setas indicativas do caminho. Além disso, teremos manejo de flora onde retiraremos as mudas de jaqueiras.
          Ao final dos trabalhos, previstos para às 13h30min disponibilizaremos monitores para acompanhar os voluntários que queiram ir ao cume da Pedra da Gávea. Aviso: essa caminhada é pesada (por volta de duas horas) e oferece riscos, portanto recomendada àqueles que não tenham problemas de expor à altura, tenham boa disposição física e gozem de boa saúde. Estou solicitando o apoio dos Bombeiros para maior segurança na carrasqueira, mas ainda não foi confirmado. Os que forem ao cume ainda poderão ajudar no recolhimento do lixo deixado próximo à gruta da orelha e conhecer também este local.
          Lembro ainda que em caso de forte chuva no dia do evento, o mesmo deverá ser adiado, mas a previsão é boa para o dia. Favor usar roupas confortáveis, que se possa sujar, calçado fechado e de sola não lisa, boné ou chapéu e protetor solar. Quem ainda tiver as luvas doadas anteriormente, pode levar. Água sempre é importante!
          É isso amigos. Estaremos esperando a grande participação dos voluntários para ajudar nas atividades propostas e usufruir de um visual incrível e místico, que só a Pedra da Gávea oferece.
          Até lá.

Lucio M. Palma e equipe de Monitores Ambientais do Parque Nacional da Tijuca"


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nova data para mutirão na Pedra da Gávea

          Preocupado com a possibilidade de que os feriados diminuíssem a participação dos voluntários neste 68º mutirão, o responsável por sua organização, achou prudente adiar o evento para dia 23 de outubro, sábado.
          Segue, abaixo, mensagem do coordenador do programa de voluntariado do PNT:

“Amigos voluntários,

          Sinto em comunicar-lhes do adiamento do nosso tão esperado 68º mutirão do Parque Nacional da Tijuca.
          Isso se deve por termos muitos feriados tão próximos (12, 15 e 18 de outubro), que poderiam esvaziar o evento, e como a presença dos voluntários é muito importante, vamos remarcar a data para dia 23 de outubro, sábado.
          Portanto, vamos nos preparando para esta data, que a Pedra da Gávea está precisando da nossa ajuda.

Abraços.
Lucio M. Palma e equipe de monitores ambientais”

          A previsão do tempo, até a presente data, confirma que o adiamento se faz oportuno. Aguardemos, então, a próxima semana, na esperança de que, até lá, as condições climáticas se mostrem mais favoráveis à realização das atividades.

domingo, 3 de outubro de 2010

16 de outubro é dia de mutirão do PNT

         
          Desde 2003, o PNT (Parque Nacional da Tijuca) conta com um programa de mutirões para os voluntários que queiram ajudar na preservação do parque. O evento mensal conta com atividades variadas que permitem a participação de pessoas de diferentes faixas etárias e preparo físico.
Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita
          A área escolhida para o mutirão do dia 16 de outubro, um sábado, é a Pedra da Gávea, onde serão realizados trabalhos de manutenção de trilha, manejo de flora (controle de espécies exóticas), sinalização e coleta de lixo.
          "Como temos muito trabalho previsto, é necessário comprometimento e disposição”, segundo Lúcio Palma, coordenador do voluntariado do parque, mas a satisfação por contribuir com a preservação de um patrimônio como este compensa!

          Os interessados em participar do mutirão devem:

- Trajar roupas e tênis confortáveis;
- Levar lanche (sanduiches, frutas, barras de cereais...);
- Levar pelo menos dois litros de líquidos (água, isotônicos, sucos...);
- E confirmar presença, informando a atividade de que desejam participar, pelo e-mail: voluntarios.pnt@gmail.com .

          O ponto de encontro será no final da Estrada Sorimã, às 9:00, e o enceramento das atividades está previsto para as 15:00.
          Se houver previsão de chuva o evento será adiado.
A trilha:         

          Aqueles que não conhecem esta montanha, e têm a intenção de subir até o cume, precisam saber que esta é uma trilha pesada que exige preparo, pois são cerca de duas horas e meia, de subida, com trecho de escalaminhada em pedra (a carrasqueira - onde é necessário usar as mãos para ajudar na subida, sendo indicado, também, uso de corda para segurança) e exposição à precipícios.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Primeiro Mutirão Ecológico do PNMT

Os voluntários, parte do lixo recolhido e uma das placas educativas que foram instaladas durante o mutirão.
          "Proteger a natureza e fomentar a atitude conservacionista faz parte da atitude de todo montanhista.” (de acordo com Club Andino Mendoza)
          Esta frase resume perfeitamente o clima que tomou conta dos voluntários no mutirão do último dia 26.
          Embora alguns imprevistos tenham nos levado a iniciar as atividades na parte alta do Parque, diferente do que havíamos planejado inicialmente, a dedicação minuciosa dos participantes permitiu que a iniciativa da S.O.S Trilhas/Trilhas Quase Secretas, para este Primeiro Mutirão Ecológico do PNMT, tivesse resultados acima do esperado!


          Cachoeira Véu da Noiva e sua área circundante, Poço da Baleia, diversas trilhas e piscinas naturais, enfim, quase todo o parque foi vasculhado por olhos atentos que encontravam pets, garrafas de vidro, chinelos, sacos e copos plásticos, enchendo cerca de 20 sacos de lixo de 100 litros.
          O trabalho foi concluído com a colocação de placas educativas e lixeiras em pontos estratégicos do parque.

Últimos detalhes para colocação de placa doada pela S.O.S. Trilhas.
O diretor do Parque, Marlos Campos, afixando uma das placas educativas.
           Para coroar o dia, os voluntários foram guiados pela trilha da Cachoeira Véu de Noiva e a Represa da Taquara.

Cachoeira Véu de Noiva.
 
Agradecimentos especiais:

- ao diretor do PNMT, Marlos Campos, cujo apoio (inclusive com fornecimento de material - sacos de lixo, placas educativas, lixeiras) e participação, desde a organização, foram fundamentais para que este evento acontecesse;
- aos funcionários e estagiários do PNMT;
- a Celeste, François e UNICERJ que já nos ajudaram, também, nos mutirões das Praias Selvagens;
- aos membros e amigos da Trilhas Quase Secretas: André, Fred, Walesca, Ellen, Lenne e Beto;
- ao amigo Jeremias da comunidade Destemidos (Orkut);
- à Silvia, a Wanedil e ao Márcio, estreantes num evento da comunidade;
- à amiga Vanessa que ajudou a levar o grupo, evitando que algum voluntário ficasse a pé;
- ao coordenador do voluntariado do Parque Nacional da Tijuca (PNT), Lúcio Palma, pelo apoio na divulgação;
- à amiga Marisa Lima, por acreditar no grupo e divulgar o mutirão em seu Blog da Paisagista;
- e a todos os demais voluntários que colaboraram de alguma forma.
          Vocês ajudaram a provar que é possível melhorar muito as coisas quando cada um faz a sua parte!



Poço da Baleia, no PNMT, ganha degraus

          No mês de setembro, demos início às nossas atividades de manutenção de trilhas no PNMT (Parque Natural Municipal da Taquara). Com material fornecido pelo Parque, construímos alguns degraus na área da Pedra da Baleia, facilitando o acesso de crianças e idosos à piscina natural e, ao mesmo tempo, protegendo o terreno da erosão causada pela constante circulação de pessoas.

Clique na foto para ampliá-la.