sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

71º Mutirão do PNT - Lago das Fadas

O Lago das Fadas, antigo charco dos porcos selvagens (Caititus - Tayassu tajacu - que hoje não existem mais, no PNT, devido à caça desenfreada nos séculos passados).
Foto de Arquivo

           O último mutirão deste ano, do Parque Nacional da Tijuca, se dará nos arredores do Lago das Fadas.
          Na ocasião, um representante do Instituto Vital Brazil apresentará uma palestra para os voluntários.
          O ponto de encontro será no Meu Recanto (área de lazer localizada no interior do Setor A do PNT, mais precisamente no Alto do Mesquinta, na bifurcação entre as estradas do Imperador e Princesa Izabel - bem próximo ao centro de Visitantes), às 9:00.

Meu recanto - fonte: Instituto Terra Brasil/PNT

          Aqueles que não conhecem o Parque e/ou não sabem como chegar ao local determinado poderão encontrar conosco na Praça Afonso Viseu (ver mapa na guia da direita), entre 8:20 e 8:30.
         Os interessados em participar das atividades devem levar lanche (sanduíches, frutas...), água (ou sucos, hidrotônicos...) e trajar roupas leves e calçados confortáveis.

Lago das Fadas - fonte: Instituto Terra Brasil/PNT


Lago das Fadas - Recanto com Espelhos d'água situado na Estrada dos Picos, 400 metros antes de se chegar a sede do Sítio do Midosi, atual restaurante "A Floresta".  Os eucaliptos plantados no interor do lago em 1950 foi um desafio feito ao administrador da floresta, sr. Alcy Fernandes.  O lago, embora pequeno, é belo, cercado de plantas ornamentais, tendo pequenos peixes em suas águas.  Uma fonte em meia coluna, revestida com azulejos de Sévres (obra de Castro Maya), anteriormente vertia pura água através da boca de um dragão alado, fundido em bronze, que lamentavelmente foi roubado.
(fonte:  Parque Nacional da Tijuca - Carlos Manes Bandeira - Editora Makron Books)
          Abaixo segue convite do coordenador do Programa de voluntariado:

“Amigos Voluntários.

          Para fecharmos o ano com chave de ouro, estamos programando o último mutirão do ano para dia 18 de dezembro.
          Posso adiantar uma parceria para este dia. Estamos em negociação com o Instituto Vital Brazil, para uma palestra no PNT abordando uma relação muito próxima entre homem x natureza.
          Para quem não conhece o Instituto Vital Brazil é um dos laboratórios oficiais existentes no Brasil, como o famoso Butatã em São Paulo. Ou seja, trabalha com serpentes, aranhas e escorpiões. Como gostamos de estar ao ar livre, andando nas nossas matas, é sempre bom saber lidar com esses animais.
          Aguardem maiores informações.
          Abraços.

Lucio M. Palma
Coordenador do Programa de Voluntariado do PNT”


terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Início de uma Transformação

Uma das muitas piscinas naturais do PNMT.
          O sol que brilhava desde cedo levou muitos visitantes ao Parque e, se por um lado, a circulação intensa de pessoas nos impediu de realizar os trabalhos de manutenção de trilhas, por outro, foi fundamental para que fizéssemos uma boa avaliação dos resultados que os mutirões vêm promovendo no local, e direcionar os futuros planos de atuação.

O microlixo é um grande problema no local.
Clique na foto para ampliá-la.
Com a ajuda de voluntários, a Equipe S.O.S. Trilhas pesou os sacos que continham o lixo recolhido.
          Ao todo, foram recolhidos 78 kg, em 10 sacos de lixo, de 100 litros. Esta quantidade é bem menor do que aquela que retiramos no primeiro mutirão, quando o Parque se encontrava praticamente vazio! A diferença se torna ainda mais significativa se levarmos em consideração que parte deste lixo estava em duas lixeiras instaladas nos pontos preferidos pelos frequentadores do Parque: a Prainha e o Poço da Baleia.

Além dos dez sacos, foram recolhidos uma churrasqueira vellha e partes de um isopor e de um sofá.
Clique na foto para ampliá-la.
Voluntários esvaziando a lixeira do Poço da Baleia.
               Após o encerramento do mutirão, alguns voluntários, a caminho da Cachoeira Véu de Noiva, sentiram-se decepcionados ao ver latas, copos e embalagens vazias jogadas no caminho que haviam percorrido e limpado minutos antes. No entanto, ao retornar, constataram que nem todo o trabalho foi perdido já que a lixeira do Poço da Baleia (cujo lixo eles também já haviam recolhido) encontrava-se cheia novamente e, junto a ela, um saco, também cheio.
 
Ainda foram encontradas garrafas de vidro neste segundo mutirão, mas em quantidade bem menor do que no primeiro.
           Melhorar a relação dos visitantes com o Parque, e a maneira como lidam com os resíduos que produzem, é um trabalho de perseverança, e exigirá tempo, mas já mostrou resultados positivos desde o primeiro dia.
          Agradecemos à direção do PNMT (pelo apoio na organização, fornecimento de material para a coleta de lixo e lanche); à Sra. Maria do Carmo, que nos doou sacos de lixo; ao Jeremias Freitas, da comunidade de Orkut Destemidos (pela divulgação e participação); e a todos os voluntários que tornam possível cada etapa desta transformação!

Agradecemos, também, à Equipe Rio Eco Consciente (Susi e Felipe - de luvas amarelas) pela divulgação e participação no mutirão.
Equipe S.O.S Trilhas, parte dos voluntários e o diretor do Parque, Marlos Campos, junto do lixo recolhido no dia.
 

                                           Clique aqui para ver fotos em apresentação de slides

Seja membro da comunidade do Parque N. Municipal da Taquara


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segundo Mutirão Ecológico do PNMT

          Semana passada, em nossa última visita ao PNMT, pudemos constatar que os frequentadores do local estão usando as lixeiras instaladas no primeiro mutirão, bem como outras, instaladas posteriormente pela direção do Parque.
          A notícia, sem dúvida alguma, é estimulante, mas é apenas o início de um trabalho que precisa de continuidade para apresentar resultados maiores e cativar maciçamente a adesão e colaboração dos visitantes.
          No próximo domingo, dia 12 de dezembro, com apoio da direção do Parque, realizaremos o Segundo Mutirão Ecológico do PNMT, com começo previsto para 10:00 e término às 13:00.
          Desta vez, além da coleta do lixo, que ainda pode ser encontrado em locais inadequados, serão realizadas atividades de manutenção de trilhas - colocação de degraus e criação de drenos - quem têm o objetivo de reduzir processos erosivos.

          Convidamos a todos que queiram participar destas atividades, a juntarem-se a nós, na Lanchonete Casa do Alemão (Rodovia Washington Luís, s/n - km 13 - Campos Elíseos - Duque de Caxias – RJ), às 9:00, de onde partiremos para o Parque.

          Deve-se:
- Trajar roupas leves tais como shorts de tactel, camiseta e tênis já usado e confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);
- Levar aproximadamente 1,5 a 2 litros de líquidos (água, suco ou isotônico) e lanche (sanduíches, barras de cereal, biscoitos, frutas, etc);

         Sugerimos que levem também:
- Boné e óculos de sol;
- Roupa de banho e toalha;
- Muda de roupa reserva;
- Repelente e protetor solar (para aqueles que tiverem pele mais sensível);
OBS.: Pedimos a quem pretende entrar nas piscinas naturais e na cachoeira que evite o uso de repelente e protetor.

          Confirme sua participação no mutirão, pelo nosso e-mail (não esquecendo de dizer em que ponto de encontro estará), ou pelas comunidades do Orkut S.O.S., S.O.S. Trilhas, Trilhas Quase Secretas ou Parque N. Municipal da Taquara.