sábado, 29 de janeiro de 2011

72º Mutirão do PNT

          No mês de janeiro, as férias e o verão tornam o Corcovado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e tal movimentação requer trabalho intensificado, dos monitores ambientais nesta área do PNT, durante os finais de semana.

O Morro do Corcovado, onde se localizao Cristo Redentor (uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno), faz parte do setor B do Parque Nacional da Tijuca.

           Por esta razão, os planos para o primeiro mutirão do ano foram modificados e os voluntários convocados para uma tarefa diferente do habitual: em vez de manutenção e limpeza, o trabalho consistirá em percorrer trilhas do setor A do Parque, fazendo um levantamento das áreas em que são necessárias intervenções.
 
A Cascata Taunay, é um dos atrativos mais conhecidos da Floresta da Tijuca (setor A do PNT).
            Desta maneira, enquanto os monitores ambientais apóiam uma das sete maravilhas do mundo moderno, os voluntários apóiam a Floresta da Tijuca, atribuindo maior praticidade e agilidade aos serviços de manutenção de trilhas, visto que o levantamento que realizarão corresponde, exatamente, à etapa inicial deste trabalho.

         Abaixo segue convite do Coordenador do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca:

“Amigos Voluntários.

          Confirmado nesse próximo domingo, 30 de janeiro, às 9 horas no centro de visitantes o 72º MUTIRÃO PNT.
          Estamos em plena alta temporada de visitantes no Parque e a equipe de Monitores Ambientais que sempre apoiou todos os mutirões, precisa da ajuda dos voluntários.
          A equipe está sendo deslocada para dar apoio à grande visitação que o Cristo Redentor recebe nessa época. Portanto as trilhas estão sem o devido acompanhamento. Como ficaria difícil monitorar as principais trilhas do Parque, pedimos o apoio dos voluntários no sentido de que nesse mutirão, percorramos o maior número de trilhas possível, analisando os pontos críticos que necessitam de manutenção, para que a equipe possa otimizar a sua atuação indo diretamente a esses pontos, durante a semana.
          Vamos elaborar fichas de avaliação das trilhas e roteiros a serem percorridos. Boa oportunidade para quem não conhece bem as trilhas do PNT.
          Bem, é isso. Aguardo todos com disposição para andar bastante e conhecer o que o Parque tem de melhor, as trilhas.
          Lembrem-se de trazer bastante água, um lanche leve, boné/chapéu, protetor solar, roupas leves e calçado fechado e de sola não lisa. A previsão do tempo é de sol e calor.

Abraços.

Lucio M. Palma e equipe de Monitores Ambientais do PNT”

          Aqueles que não conhecem o Parque e/ou não sabem como chegar ao local determinado poderão encontrar conosco na Praça Afonso Viseu (ver mapa na guia da direita deste blog), entre 8:20 e 8:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário