sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Palestra sobre ofidismo - Parque Nacional da Tijuca


          O palestrante (Wanderley R. Pereira), biólogo da divisão de herpetologia do Instituto Vital Brazil, ministrou uma excelente palestra sobre ofidismo. Foi bem longa, conseqüentemente, não houve tempo hábil para a realização do mutirão previsto. Apesar disso, valeu muito a pena, pois as informações passadas foram bem esclarecedoras. Um número considerável de voluntários lotou o auditório do Centro de Visitantes.   

         
          Foi uma verdadeira aula sobre esses animais. O funcionário do Instituto Vital Brazil falou tudo sobre eles e os seus mitos, além dos primeiros socorros em caso de acidentes, e desmentiu histórias que rondam os animais peçonhentos, entre outras coisas. Quem foi certamente ficou satisfeito e aprendeu bastante coisa.


          Animais como jararaca, cascavel, aranha armadeira, caranguejeira, viúva-negra, aranha marrom, lacraia e escorpiões amarelos puderam ser vistos vivos e alguns voluntários tiveram a oportunidade de pegar com o gancho as serpentes e ver e ouvir o famoso chocalho da cascavel. 
          No período da troca de pele, a cascavel permanece com parte de sua pele antiga enrolada na cauda, formando um anel grosso e cinzento. Com o passar do tempo, esse anel resseca e forma guizos que emitem o ruído característico quando a serpente balança a cauda. Popularmente, o número de anéis no guizo é relacionado à idade do animal, mas, na verdade, isso só poderia indicar o número de trocas de pele. O guizo funciona como uma proteção para a cascavel, pois ao produzir o som, ela adverte sua presença e espanta os animais que poderiam atacá-la.




          Após a palestra, o Parque serviu, no Recanto das Jabuticabeiras, um farto lanche para os presentes. Nem todos puderam ficar, após a confraternização, mas alguns integrantes da Trilhas Quase Secretas e da comunidade Destemidos foram até o Pico do Papagaio guiados pelo amigo Jeremias. 
Grande apoiadora dos mutirões do PNT, a APPAI (Associação dos Professores Ativos e Inativos do RJ) fez a doação para a compra dos lanches servido aos voluntários.
          Parabenizamos o PNT e o Instituto Vital Brazil pela iniciativa e agradecemos a todos que forneceram  fotos para esta matéria.  



 

Palestrante:
Wanderley R. Pereira
Biólogo (divisão de herpetologia do Instituto Vital Brazil)
2711-9304

2 comentários:

  1. Parabéns aos amigos do SOS TRILHAS pela excelente matéria do evento. Gostaria apenas de deixar registrado os agradecimentos à APPAI= Associação dos Professores Ativos e Inativos do RJ, pela doação que proporcionou o lanche para os participantes da palestra.

    Lucio M. Palma
    Coordenador da Monitoria Ambiental e do Programa de Voluntariado do PNT

    ResponderExcluir
  2. Lucio,
    Agradecemos os cumprimentos e esclarecimento.

    Os merecidos créditos à APPAI já foram postados na legenda da foto correspondente.

    Conte sempre conosco para divulgação e participação nos mutirões que organiza e coordena em nosso querido PNT.
    Abraços.

    ResponderExcluir