terça-feira, 22 de março de 2011

Mutirão no Meu Recanto

           O 74º mutirão do Parque Nacional da Tijuca não acontecerá em uma trilha, como de costume, mas em uma das áreas de estar da unidade.

Planta do Meu Recanto - Fonte: Instituto Terra Brasil / PNT
          Situado no setor A do PNT, o Meu Recanto, encontra-se na região do Alto do Mesquita descrito por Bandeira (1993, p. 147) como “local do antigo terreiro de secagem de café do Barão de Mesquita, local onde fica o lago e canais com um pequeno açude, bela vegetação ornamental, palmáceas, pacovas, helicônias, azáleas, mesas e bancos de concreto, churrasqueiras, uma ponte e estacionamento para veículos. Próximo fica o maior pé de eucalipto do Parque.”


          Na guia da direita, deste blog, encontra-se um mapa para localização do Meu Recanto. A fim de facilitar a orientação, também foram marcados no mapa: o centro de visitantes , o portão de entrada da Floresta da Tijuca (como é conhecido o setor A do PNT) e a Praça Afonso Viseu.
          Aqueles que desejarem, poderão encontrar conosco na Praça Afonso Viseu, de onde partiremos às 8:30 para o Meu Recanto.         

          Abaixo segue convocação do Coordenador do Voluntariado:

“Amigos Voluntários.
          Preparem-se para o nosso próximo mutirão que acontecerá no Meu Recanto, no setor Floresta.    
          O ponto de encontro é no Meu Recanto (em frente à entrada do Centro de Visitantes).
          Dia 26/03/2011 às 9 horas.
          O objetivo deste mutirão será a revitalização desta aprazível área, muito procurada por famílias e grupos para confraternizações e churrascos. 
          Teremos a poda da vegetação ao redor das praças e lagos, fechamento de atalhos, replantio de mudas, recolhimento de lixo e tentaremos também limpar os lagos, digo tentaremos, pois será um grande desafio, que talvez demande mais tempo do que teremos neste dia. De qualquer maneira, o Programa de Voluntariado do PNT fará a diferença. 
          Portanto, aguardaremos todos com muita alegria e disposição.
          Lembrem-se de trajar roupas que possam se sujar, calçados fechados, bonés/chapéu, protetor solar e repelente, para os mais sensíveis. 
          Àqueles que ainda possuírem luvas, favor levá-las.
          Até lá.
Lucio M. Palma e equipe da Monitoria Ambiental do PNT”

2 comentários: