quarta-feira, 6 de abril de 2011

75º mutirão do PNT - Pedra Bonita

Rampa de Voo Livre
A Pedra Bonita, vista do Mirante da Estrada das Canoas.
Ampliando a imagem é possível visualizar melhor a Rampa de Voo Livre, para isso basta clicar na foto.
Foto de Arquivo.
          Situada no setor C do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita, é uma ótima opção para aqueles que buscam aventura, contato com a natureza e uma bela vista do Rio de Janeiro.
          Após cerca de quarenta minutos de caminhada,  chega-se ao final da trilha, e o que se vê é de impressionar!  No primeiro momento o visitante é surpreendido pelo “olhar penetrante do rei Badhezir” (rei  fenício que - segundo a lenda - teve sua face esculpida na Pedra da Gávea, montanha que faz fronteira com a Pedra Bonita), depois, pela amplitude do visual que se tem da cidade.
          No entanto, para que todos possam desfrutar desta maravilha, a trilha necessita de cuidados de manutenção e, é este o trabalho que os voluntários realizarão no próximo domingo, dia 10.

          Aqueles que desejarem maiores informações sobre a ação, podem escrever para sos.trilhas@gmail.com . Na guia da direita, deste blog, há um mapa para localização do ponto de encontro na Praça Afonso Viseu.

Pedra da Gávea
Montanhistas na Pedra Bonita. À sua frente, a impressionante Pedra da Gávea e sua "face" misteriosa.
Foto de Arquivo.
          Abaixo, segue convite do coordenador do voluntariado a todos que desejarem se juntar ao grupo:

“Caros amigos voluntários:

          Temos o prazer de convidá-los a participar do 75º mutirão do PNT, que acontecerá na área da Pedra Bonita.
          Para quem não conhece, será uma ótima oportunidade de conhecer uma das trilhas mais belas do Parque, com um visual incrível da Pedra da Gávea. São 1.348 m de trilha até o cume, tendo uma variante que mede 523 m.
          O propósito deste mutirão será o de recuperar a trilha em toda a sua extensão, com colocação de degraus e drenos, podas, fechamento de atalhos, correção do leito da trilha, colocação de degraus e orientação aos visitantes.

Dia: 10/04/2011
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Praça Afonso Viseu - Alto da Boa Vista

          Quem puder, siga direto para a entrada da trilha, sendo o horário a partir das 9:30h

          Lembrem-se de trajar roupas confortáveis e que possam se sujar, calçado fechado e de sola não lisa, água, protetor solar e repelente para os sensíveis à insetos e muita disposição e alegria para ajudar a preservar o nosso patrimônio.

Abraços e, até lá!!

Lucio Meirelles Palma
Coordenador da Monitoria Ambiental/Voluntariado
Parque Nacional da Tijuca”

3 comentários:

  1. Gostaria de fazer parte deste grupo como voluntária.
    Como posso fazer minha inscrição e de outras pessoa que tem interesse.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fátima!

    Para participar dos mutirões organizados pelo S.O.S. Trilhas não é preciso fazer nenhum cadastro prévio. Basta fazer uma comunicação de que pretende ir (e com quantas pessoas), aqui mesmo no blog ou por e-mail, para que possamos organizar as caronas e outras questões de ordem prática. Depois, é só comparecer no dia, horário e local marcados e reunir-se ao grupo!

    Com o Programa de Voluntariado do PNT, o funcionamento é o mesmo.

    Os convites para as atividades (tanto da S.O.S. Trilhas, quanto do PNT) são lançados aqui no blog e via twitter.

    Portanto, fique ligada e até lá! ;)

    Stella V. de Souza
    (Equipe S.O.S. Trilhas)

    ResponderExcluir
  3. O mutirão foi muito bom, foram em torno de 70 voluntários, pessoal animado e com muita disposição, esse foi meu mutirão de nº 32 no PNT e o 42º somando com outras unidades de conservação.

    Foi feita manutenção em todo traçado da trilha, no qual foram feitos os seguintes trabalhos:

    Desobstrução de drenos (isso facilita o escoamento da água da chuva protegendo a trilha contra valas e possíveis erosões) alguns drenos foram feitos e outros refeitos;

    Colocação de degraus (isso diminui o impacto da água da chuva na trilha, também evita com que valas sejam criadas, com isso, evitando o processo de erosão da trilha);

    Poda em vários trechos (utilizando facões e roçadeiras do PNT);

    Fechamento de atalhos (atalhos causam erosão além de confundir os caminhantes).

    No final do mutirão, todos subiram até o topo da pedra, onde fizemos uma confraternização com direito a lanche (4 voluntários revezando pra carregar todo lanche até o topo) além do isopor abastecido de sucos de diversos sabores.

    Muitas fotos foram tiradas, amizades reforçadas e novas feitas, o que é a comum entre o pessoal que frequenta os mutirões.

    Ao final dos trabalhos, reuni um grupo de 11 voluntários para fazer mais algumas trilhas pela região da Pedra Bonita (Setor C do PNT). Fizemos o Morro do Chapecó (tomando os devidos cuidados com o reflorestamento), Agulhinha da Gávea e finalizamos o dia na rampa de voo-livre onde presenciamos alguns saltos de parapente. Foi um dia bonito, proveitoso e agradável.

    O voluntariado do PNT a cada dia vai ficando mais fortalecido, muita gente nova disposta a ajudar. A natureza agradece. Parabéns a todos que participaram. Até o próximo mutirão.

    Sem mais para o momento,

    Jeremias Freitas (Jerê) - Voluntário do PNT

    ResponderExcluir