sábado, 11 de junho de 2011

Mutirão na Praia Funda

Trilhas Quase Secretas

           Apesar da previsão de tempo incerto, vinte e três voluntários partiram do ponto de encontro para a Praia de Grumari, onde mais duas pessoas aguardavam para se juntar ao grupo.
          Após a roda de apresentação, todos receberam luvas, sacos de lixo e lanches e pudemos, então, dar início à caminhada que nos levaria à Praia Funda.

SOS Trilhas
SOS Trilhas
Sanduiches naturais e cup cakes personalizados (de chocolate com recheio de doce de leite), fornecidos pela Fondant Pâtisserie para o lanche do grupo.
Clique na foto para ampliá-la.
Trilha

Trilhas Quase Secretas
Trilha para a Praia Funda.
Clique na imagem para ampliá-la.
Meio Ambiente
Ao longo de todo o percurso a natureza se mostra exuberante em formas e cores.
Clique na foto para ampliá-la.
 
          Ao chegar à praia, constatamos que a ressaca, infelizmente, já havia carregado o lixo que se encontrava na faixa de areia mais próxima ao mar, ainda assim, havia muito trabalho a fazer... garrafas de vidro, pets, latas e sacos plásticos podiam ser encontrados por todos os lados...

Praias Selvagens

Resíduos
Clique na foto para ampliá-la.
Lixo
Lâmpadas, pilhas e até o tubo de imagem de uma televisão (teria chegado pelo mar?) foram encontrados.
Clique na foto para ampliá-la.

          Dois moradores de Barra de Guaratiba, que se encontravam na praia, também se juntaram a nós na limpeza e rapidamente uma montanha de sacos cheios de lixo se formou.

Mutirão Ecológico
Clique na foto para ampliá-la.
Vamos Preservar
O apelo deixado por algum frequentador...
... E o lixo recolhido por nós...
          E mais rápido passou o tempo! Mesmo ainda havendo lixo espalhado pela praia foi preciso parar de catar e começar os preparativos para a volta. Antes, porém, houve uma pausa para o lanche e para admirar a beleza do mar em ressaca.

Praias Selvagens
Praia Funda
Mutirão Ecológico
Voluntários e o lixo recolhido.
Guia de Turismo
Após a limpeza o grupo voltou com o lixo recolhido, por trilha, até Grumari.
Na foto, o amigo João Pontes, sempre presente nos mutirões das Praias Selvagens.
 
           Ao final da trilha, o voluntário Marcio já nos aguardava com sua pick-up para levar o lixo até a caçamba da COMLURB, na Praia de Grumari.

Voluntariado
Voluntários depositando o lixo na pick-up.
          Agradecemos a/ao:
- Todos que compraram camisas Trilhas Quase Secretas e adesivos TQS, SOS ou SOS Trilhas, pois o percentual destinado para os mutirões permitiu a compra de ancinhos e luvas;
- Jeremias e Simone (Destemidos), Deise (Caminhadas Free Rio de Janeiro),  Susi e Felipe (Rio Eco Consciente), Lúcio Palma (Voluntariado do PNT), Het (Comunidade Praias Selvagens - RJ) e Vânia Stolze (coordenadora do Grupo de Voluntários Greenpeace Rio) pelo apoio na divulgação;
- Adriana, da Fondant Pâtisserie que, mesmo não sendo uma firma relacionada às trilhas, teve a iniciativa de nos apoiar, e forneceu os lanches;
- João Pontes, guia turístico, pelo apoio na condução do grupo pela trilha;
- Marcio, por transportar o lixo com sua pick-up, da saída da trilha até Grumari;
- Wal e Vitor que estavam na praia e se juntaram ao grupo na limpeza;
- E a todos que estiveram conosco dedicando o domingo a catar lixo descartado (inadequadamente) por outros e que, com atitude e alto astral, transformaram trabalho pesado num dia agradável e muito produtivo! 

          Em breve realizaremos nova atividade nesta praia para concluir a limpeza.

Meio Ambiente


Você poderá gostar de assistir As Tartarugas e o Micro Lixo e
 Um oceano de plástico - A sujeira se acumula no Lixão do Pacífico
 em nossa página de vídeos.


11 comentários:

  1. Muito boa a matéria Stella...parabéns!!! Parabéns a todos que foram e colaboraram com a limpeza e transporte do lixo e quem sabe da próxima teremos mais voluntários participando.Para mim é uma satisfação colaborar com a natureza e sei que todos os voluntários pensam da mesma maneira. Cuidar da natureza não é um dever, mas um favor a nós mesmos. Até o próximo mutirão!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marlene!
    Você tem razão. Nosso grupo de amigos-voluntários acredita no que faz e o faz por respeito e amor aos lugares que frequenta. Esta é a nossa força!!!
    Trazer sacos cheios de lixo, por trilha, em caminhadas de mais de uma hora, é esfoço que poucos encaram, muito menos com brincadeiras e sorrisos nos rostos. VOCÊS SÃO DEMAIS!!!!!!!!
    Como diria o Jerê: "É muito bom meter a mão no lixo com vocês!" rsrsrsr ;)
    Bjs e até o próximo mutirão!

    Stella
    (Equipe S.O.S. Trilhas)

    ResponderExcluir
  3. Amigos,são iniciativas como essa,que nos fazem acreditar num mundo melhor,maia protegido e masi preservado...,parabéns!!

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  4. Ótima matéria!

    Parabéns a todos, é uma honra fazer parte desse grupo.

    Até o próximo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Jhon, é uma honra participar de um grupo com pessoas tão empenhadas e comprometidas com a causa ambiental!
    Pena que esses trabalhos não têm destaque na mídia...
    Stella, estou selecionando as fotos, ok?
    Abs!

    ResponderExcluir
  6. A matéria, as fotos, o mutirão, as pessoas que participaram direta e indiretamente, estão todos de parabéns.

    Como o Paulo disse, são iniciativas como essa que nos fazem acreditar num mundo melhor.

    Podem continuar contando com a gente. Estamos juntos!

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  7. O mutirão foi muito proveitoso, recolhemos muito lixo, infelizmente a maioria das pessoas não têm consciência, sujam as praias, o mar e no final a natureza que paga a conta, mas somos carne de pescoço, não iremos desistir.

    Muitas pessoas acham bacana nossa iniciativa, mas temos que ajudar, sair de trás do pc e não ficar só reclamando, temos q colocar a mão na massa, como bem dizia Ghandi: "Seja a mudança que você quer ver no mundo".

    Sem mais

    Jeremias Freitas

    ResponderExcluir
  8. Iniciativa consciente e admirável. Bom saber que existem pessoas que se importam com a nossa natureza. Jamais descarto em locais impróprios. Participaria desse mutirão muito feliz!!Sônia Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Paulo,
    Também pensamos assim, por isto ficamos muito satisfeitos em poder divulgar iniciativas semelhantes de outros grupos.
    Que elas se multipliquem cada vez mais!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sônia,
    Agradecemos suas palavras e parabenizamos sua atitude! As coisas seriam muito mais fáceis para todos se cada um fizesse a sua parte.
    Esteja à vontade para participar das atividades conosco sempre que desejar!

    ResponderExcluir
  11. Quando eu morava na praia funda com minha família, eu sempre catava o lixo, porem o problema é que em um fim de semana a quantidade de lixo que acumula é muito grande e a maior parte do lixo vem do mar nos dias de chuva eu tenho até hoje garrafas de água com escritas oriental, cara é muito lixo mesmo e eu tenho minhas desconfianças que os navios jogam uma quantidade grande de lixo no mar, ninguém ajuda e os bombeiros são um merdas uma vez eu salvei um pinguim cuidei dele o dia todo, atravessei pro outro lado e os caras não fizeram a minima. muita falta de consciência já pedi sacos de lixo mais no máximo que eu arrumava era 10 sacos por semana e não dava nem pro gasto ! acho que tem que ter uma atitude mais enérgica nesses paraísos ecológicos.

    ResponderExcluir