sábado, 24 de setembro de 2011

Como foi o mutirão nas Praias dos Búzios e do Perigoso

SOS Trilhas
Clique na foto para ampliá-la.
166 quilos de lixo!!!!! Esta foi a quantidade recolhida no mutirão ecológico organizado pela SOS Trilhas/Trilhas Quase Secretas no dia 4 de setembro.
Iniciando a atividade pela Praia dos Búzios, os 30 voluntários recolheram todo o macrolixo que encontraram, deixando a praia limpa e enchendo mais de 20 sacos de 100 litros.

Na Praia dos Búzios havia muitos pedaços de caixas térmicas de isopor.
Praia dos Búzios
Difícil de ser percebido e coletado, o microlixo acumula-se em grande quantidade no ambiente.
Os voluntários não mediram esforços e procuraram lixo por toda parte. Clique na foto para ampliá-la.
Voluntários recolhendo lixo na Praia dos Búzios. Clique na foto para ampliá-la.
Mutirão Ecológico
Os voluntários comemorando a limpeza da Praia dos Búzios.
Praia dos Búzios após o mutirão.
Além do lixo, as "pichações" também poluem as Praias Selvagens. As formações rochosas que dão nome à Praia dos Búzios, talvez sejam as mais atingidas por este tipo de vandalismo.
Limpeza de praias
1 e 2 - Voluntários deixando a Praia dos Búzios com o lixo recolhido; 3 - Os sacos com o lixo recolhido na Praia dos Búzios. Clique na foto para ampliá-la.
 Há poucos metros dali, o grupo descansou, lanchou e se refrescou nas águas da Praia do Perigoso, antes de dar continuidade à atividade. 

Voluntários
O dia estava ensolarado e os voluntários tiveram inúmeras oportunidades para fotografar toda a beleza local.
Fondant Patisserie
1 - Adriana, da Fondant Patisserie, entregando os lanches que preparou para os voluntários da SOS Trilhas; 2 - Pão-de-mel recheado e sanduíche da Fondant Patisserie; 3 - Voluntários lanchando na Praia do Perigoso. Clique na foto para ampliá-la.
Nem tudo é trabalho: voluntárias relaxando e curtindo a Praia do Perigoso.
Esta segunda praia estava mais suja do que a primeira e, infelizmente, não nos foi possível deixá-la livre de todos os resíduos. No entanto, os três grupos de campistas que lá estavam, se mostraram solidários e, além de pedir sacos para juntar seu lixo, também colaboraram com a coleta.

Água acumulada em potes plásticos e restos de comida atraem insetos e animais transmissores de doenças. Recolha seu lixo e leve-o até a lixeira mais próxima. Clique na foto para ampliá-la.
Voluntários recolhendo lixo da Praia do Perigoso. Clique na foto para ampliá-la.
Educação Ambiental
Na Praia do Perigoso foi afixada uma placa educativa, doada pelo Grupo TerraLimpa. Clique na foto para ampliá-la.
Mutirão ecológico
Os voluntários e o lixo recolhido na Praia do Perigoso.
 Ao totalizar 40 sacos cheios de lixo a coleta foi encerrada e iniciada a pesagem e separação do material reciclável do não reciclável. Cinco voluntários se dedicaram a esta tarefa e constataram, pela diversidade de materiais recolhidos, que os sujões podem ser encontrados em diferentes grupos:  eles estão entre os campistas, pescadores, visitantes... e até entre aqueles que nunca estiveram por lá... o lixo chega carregado pelo mar e por mãos irresponsáveis!

Limpeza de Praias
Pesagem e separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis coletados nas duas praias. Clique na foto para ampliá-la.
Resíduos
Lixo tóxico coletado nas duas praias: 1 - Lanterna caseira encontrada na Praia dos Búzios; 2 - Galão de produto químico encontrado na Praia do Perigoso (provavelmente chegou carregado pelo mar); 3 - Latas de tinta e inseticida encontrados nas duas praias. Os resíduos descartados no ambiente não tem endereço de remetente, mas todos nós somos destinatários de suas consequencias! Chega de ficar somente procurando culpados pela sujeira! Hoje, mais do que o dever, existe a necessidade de que cada um de nós assuma um papel participativo na preservação do ambiente.
No lixo coletado pelo campista, uma rede de pesca que chegara, naquela manhã, carregada pelo mar.
A pesca-fantasma é responsável pela morte de grande quantidade de peixes, aves marinhas, tartarugas, golfinhos e pequenas baleias.  
 
Felizmente também há mãos amigas e, enquanto separávamos os resíduos, um grupo de visitantes se ofereceu para ajudar levando cinco sacos cheios até as lixeiras na cidade. 
Enquanto isto, Graziani (SOS Trilhas) e Jeremias (Destemidos) guiaram os demais voluntários até o cume da Pedra da Tartaruga para curtir o visual.

1 - Um dos ângulos de visão do alto da Pedra da Tartaruga; 2 - Formação rochosa encontrada "no casco" da Tartaruga. Clique na foto para ampliá-la.
Barra de Guaratiba
Fim de tarde: Voluntários descansam na Pedra da Tartaruga, após um dia de limpeza nas praias.
A volta pela trilha teve uma parada na fonte de água doce (onde já havíamos afixado uma placa educativa) para um rápido descanso e sorteio dos brindes doados pela Rio Eco Consciente. 

O grupo retornou pela trilha carregando os sacos com o lixo recolhido. Uma parte foi deixada nas lixeiras da cidade e a outra levada para uma cooperativa de reciclagem, em Vargem Grande.
TerraLimpa
Placa (confeccionada e doada pelo Grupo TerraLimpa para a SOS Trilhas/ Trilhas Quase Secretas) afixada na fonte de água doce a caminho das praias.
SOS Trilhas
1 - Susi, da Rio Eco Consciente entregando os brindes para sorteio entre os voluntários; 2 - Os brindes: ecobags de lona e PET reciclada; 3 - Os sorteados neste mutirão. Clique na foto para ampliá-la.
 
O dia se despediu com um belíssimo pôr do sol, apreciado pelos voluntários da varanda de um barzinho em Barra de Guaratiba, mas o trabalho só terminou depois que os resíduos recicláveis foram deixados em uma cooperativa. 

Trilhas Quase Secretas

Voluntários deixando o os resíduos recicláveis no coletor da cooperativa.  Ao todo, 55 quilos de diferentes materiais foram conduzidos para a reciclagem.
  
Agradecemos a todos que colaboraram para a realização de mais este mutirão:

- À Fondant Patisserie, pelos sanduiches e pães de mel doados para o lanche dos voluntários;
- A Rio Eco Consciente pela ajuda na divulgação e pelas ecobags doadas para sorteio entre os voluntários;
- Ao Grupo TerraLimpa pela confecção e doação das placas educativas;
- À senhora Maria do Carmo pela doação dos sacos de lixo;
- A todos que adquiriram produtos Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas (camisas e adesivos) cujo percentual doado permitiu a compra das luvas;
- Ao voluntário André, que carregou a maior parte do lixo reciclável em sua caminhonete, possibilitando sua entrega na cooperativa;
- A cada voluntário que participou do mutirão;
- Àqueles que estavam na praia do Perigoso e colaboraram recolhendo lixo ou ajudando a carregá-lo;
- Ao amigo Jeremias, do grupo Destemidos, pela participação e ajuda na divulgação e condução dos voluntários;
- Ao Alexandre (blog Natureza Brasileira), à Carla (blog Amigos do Parque Estadual da Pedra Branca) e Lucio Palma (coordenador do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca) pelo apoio na divulgação.






Você poderá se interessar em ler:





2 comentários:

  1. Excelente matéria! Obrigada pela parceria. É gratificante para nós apoiar essa turma. Valeu SOS Trilhas.

    ResponderExcluir