sábado, 29 de janeiro de 2011

72º Mutirão do PNT

          No mês de janeiro, as férias e o verão tornam o Corcovado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e tal movimentação requer trabalho intensificado, dos monitores ambientais nesta área do PNT, durante os finais de semana.

O Morro do Corcovado, onde se localizao Cristo Redentor (uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno), faz parte do setor B do Parque Nacional da Tijuca.

           Por esta razão, os planos para o primeiro mutirão do ano foram modificados e os voluntários convocados para uma tarefa diferente do habitual: em vez de manutenção e limpeza, o trabalho consistirá em percorrer trilhas do setor A do Parque, fazendo um levantamento das áreas em que são necessárias intervenções.
 
A Cascata Taunay, é um dos atrativos mais conhecidos da Floresta da Tijuca (setor A do PNT).
            Desta maneira, enquanto os monitores ambientais apóiam uma das sete maravilhas do mundo moderno, os voluntários apóiam a Floresta da Tijuca, atribuindo maior praticidade e agilidade aos serviços de manutenção de trilhas, visto que o levantamento que realizarão corresponde, exatamente, à etapa inicial deste trabalho.

         Abaixo segue convite do Coordenador do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca:

“Amigos Voluntários.

          Confirmado nesse próximo domingo, 30 de janeiro, às 9 horas no centro de visitantes o 72º MUTIRÃO PNT.
          Estamos em plena alta temporada de visitantes no Parque e a equipe de Monitores Ambientais que sempre apoiou todos os mutirões, precisa da ajuda dos voluntários.
          A equipe está sendo deslocada para dar apoio à grande visitação que o Cristo Redentor recebe nessa época. Portanto as trilhas estão sem o devido acompanhamento. Como ficaria difícil monitorar as principais trilhas do Parque, pedimos o apoio dos voluntários no sentido de que nesse mutirão, percorramos o maior número de trilhas possível, analisando os pontos críticos que necessitam de manutenção, para que a equipe possa otimizar a sua atuação indo diretamente a esses pontos, durante a semana.
          Vamos elaborar fichas de avaliação das trilhas e roteiros a serem percorridos. Boa oportunidade para quem não conhece bem as trilhas do PNT.
          Bem, é isso. Aguardo todos com disposição para andar bastante e conhecer o que o Parque tem de melhor, as trilhas.
          Lembrem-se de trazer bastante água, um lanche leve, boné/chapéu, protetor solar, roupas leves e calçado fechado e de sola não lisa. A previsão do tempo é de sol e calor.

Abraços.

Lucio M. Palma e equipe de Monitores Ambientais do PNT”

          Aqueles que não conhecem o Parque e/ou não sabem como chegar ao local determinado poderão encontrar conosco na Praça Afonso Viseu (ver mapa na guia da direita deste blog), entre 8:20 e 8:30.

Programa de Voluntariado do PNT em 2011

          
          Dia 15 de janeiro, Lúcio Palma e voluntários do Parque Nacional da Tijuca (entre eles representantes da UNICERJ, APPAI, Moleque Mateiro, Instituto Terra Brasil e Trilhas Quase Secretas / S.O.S. Trilhas) reuniram-se para planejar os rumos do Programa de Voluntariado para 2011. Além da organização do calendário de mutirões para o ano, durante a reunião foram discutidas idéias que prometem conduzir a relação "PNT X Sociedade" para uma nova fase, em que os voluntários ampliarão suas frentes de atuação, oferecendo aquilo que têm de melhor: a experiência / vivência com o meio ambiente e a força (no sentido mais amplo) do trabalho em grupo.
          Na ocasião também foram arrecadados roupas, fraldas, sabonetes, velas e alimentos para os moradores da região serrana do Rio de Janeiro que sofreram perdas em consequência das fortes chuvas.

          Abaixo segue o calendário de mutirões estabelecido para 2011:

. 30 de Janeiro - Domingo - Vale São Miguel/ Açude

. 27 de Fevereiro - Domingo - Cachoeiras do Horto e Primatas

. 26 de março - Sábado - Meu Recanto

. 10 de Abril - Domingo - Pedra Bonita

. 15 de Maio - Domingo - Pedra do conde

. 18 de Junho - Sábado - Parque Lage/ Corcovado

. 16 de Julho - Sábado - Pedra da Gávea

. 21 de Agosto - Domingo - Andaraí Maior  
  Atenção! Nova data! 
  28/08/11 - Domingo - Andaraí Maior

. 18 de Setembro - Domingo - Represa dos Ciganos 
   Atenção! Nova data e novo local!
   01 de Outubro - Sábado - Pico da Tijuca

. 22 de Outubro - Sábado - Trilha dos Estudantes
   Atenção! Nova data e novo local!
   23 de Outubro - Domingo - Pico do Papagaio

. 26 de Novembro - Sábado - Vila Rica
  Atenção!  Nova data! 
  27 de Novembro - Domingo - Vila Rica
  Atenção! Nova data!
  03 de Dezembro - Sábado - Vila Rica

. 11 de Dezembro - Domingo - Confraternização


Seja um voluntário do Parque Nacional da Tijuca. Acesse: voluntariosnosparques-subscribe@yahoogrupos.com.br

Seja membro da comunidade Sou voluntário do PNT

Seja membro da comunidade do Parque Nacional da Tijuca

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Palestra sobre ofidismo - Parque Nacional da Tijuca


          O palestrante (Wanderley R. Pereira), biólogo da divisão de herpetologia do Instituto Vital Brazil, ministrou uma excelente palestra sobre ofidismo. Foi bem longa, conseqüentemente, não houve tempo hábil para a realização do mutirão previsto. Apesar disso, valeu muito a pena, pois as informações passadas foram bem esclarecedoras. Um número considerável de voluntários lotou o auditório do Centro de Visitantes.   

         
          Foi uma verdadeira aula sobre esses animais. O funcionário do Instituto Vital Brazil falou tudo sobre eles e os seus mitos, além dos primeiros socorros em caso de acidentes, e desmentiu histórias que rondam os animais peçonhentos, entre outras coisas. Quem foi certamente ficou satisfeito e aprendeu bastante coisa.


          Animais como jararaca, cascavel, aranha armadeira, caranguejeira, viúva-negra, aranha marrom, lacraia e escorpiões amarelos puderam ser vistos vivos e alguns voluntários tiveram a oportunidade de pegar com o gancho as serpentes e ver e ouvir o famoso chocalho da cascavel. 
          No período da troca de pele, a cascavel permanece com parte de sua pele antiga enrolada na cauda, formando um anel grosso e cinzento. Com o passar do tempo, esse anel resseca e forma guizos que emitem o ruído característico quando a serpente balança a cauda. Popularmente, o número de anéis no guizo é relacionado à idade do animal, mas, na verdade, isso só poderia indicar o número de trocas de pele. O guizo funciona como uma proteção para a cascavel, pois ao produzir o som, ela adverte sua presença e espanta os animais que poderiam atacá-la.




          Após a palestra, o Parque serviu, no Recanto das Jabuticabeiras, um farto lanche para os presentes. Nem todos puderam ficar, após a confraternização, mas alguns integrantes da Trilhas Quase Secretas e da comunidade Destemidos foram até o Pico do Papagaio guiados pelo amigo Jeremias. 
Grande apoiadora dos mutirões do PNT, a APPAI (Associação dos Professores Ativos e Inativos do RJ) fez a doação para a compra dos lanches servido aos voluntários.
          Parabenizamos o PNT e o Instituto Vital Brazil pela iniciativa e agradecemos a todos que forneceram  fotos para esta matéria.  



 

Palestrante:
Wanderley R. Pereira
Biólogo (divisão de herpetologia do Instituto Vital Brazil)
2711-9304