quinta-feira, 14 de abril de 2011

Calendário dos Mutirões SOS Trilhas/TQS - 2011

Praias Selvagens – Rio de Janeiro:

·         29/05/2011 (Domingo) - Praia Funda

·         03/07/2011 (Domingo) - Praia do Perigoso Atenção!!!
           Nova data 10/07/11 - Praia Funda

·         04/09/2011 (Domingo) - Praia do Perigoso e Praia dos Búzios

·         13/11/2011 (Domingo) - Praia do Meio     
     Cancelado devido às más condições do clima!!!  

·         06/12/2011 (Terça-feira) - Praia do Inferno Cancelado!!!*

          Além desses mutirões, serão realizadas atividades de voluntariado na primeira segunda-feira dos meses de junho, agosto, outubro, e novembro, em locais que ainda serão definidos. Possivelmente no PNMT (Parque Natural Municipal da Taquara), na Pedra da Gávea e outros locais que necessitem manutenção. Canceladas!!!* 

          Ao se aproximarem as datas previstas, serão postadas aqui no blog, maiores informações sobre cada atividade.

-----

*Amigos voluntários,

          Na ocasião da criação do calendário tivemos a idéia de organizar mutirões em algumas segundas-feiras para que aqueles que trabalham nos finais de semana também tivessem oportunidade de participar.
          Infelizmente não tivemos condições de realizar nenhuma destas atividades e o mesmo ocorrerá com a que foi agendada para o dia 06 de dezembro.
          O não cumprimento da agenda em sua totalidade se deve ao fato de que, ao logo do ano, os compromissos profissionais exigiram mais tempo de nós do que o esperado inicialmente.
          Para aqueles que ainda não sabem, é importante esclarecer que o trabalho de organização de mutirões realizado por nossa equipe - Fábio Rael, Graziani Miranda, Eduardo Castro e Stella Ventura - no Rio de Janeiro, é um trabalho voluntário e que, portanto, cada um de nós tem uma atividade profissional completamente desvinculada da SOS Trilhas.
          Agradecemos por sua compreensão e por todo o apoio às atividades divulgadas neste blog.

Fábio Rael
Graziani Miranda
Eduardo Castro
Stella Ventura
(Equipe SOS Trilhas)


APOIO:

          A Fondant Pâtisserie apoia os mutirões ecológicos das Praias Selvagens, organizados pela S.O.S. Trilhas/Trilhas Quase Secretas com produtos para os lanches dos voluntários.
Clique na logo e conheça a Fondant Pâtisserie.

          O grupo Destemidos, sempre que possível, participa dos mutirões organizados pelo PNT e Trilhas Quase Secretas / S.O.S. Trilhas. Em 2011, o grupo nos apoiará com participação em todos os mutirões e sua divulgação.

Destemidos
Clique na logo e conheça o grupo Destemidos.

        

quarta-feira, 6 de abril de 2011

75º mutirão do PNT - Pedra Bonita

Rampa de Voo Livre
A Pedra Bonita, vista do Mirante da Estrada das Canoas.
Ampliando a imagem é possível visualizar melhor a Rampa de Voo Livre, para isso basta clicar na foto.
Foto de Arquivo.
          Situada no setor C do Parque Nacional da Tijuca, a Pedra Bonita, é uma ótima opção para aqueles que buscam aventura, contato com a natureza e uma bela vista do Rio de Janeiro.
          Após cerca de quarenta minutos de caminhada,  chega-se ao final da trilha, e o que se vê é de impressionar!  No primeiro momento o visitante é surpreendido pelo “olhar penetrante do rei Badhezir” (rei  fenício que - segundo a lenda - teve sua face esculpida na Pedra da Gávea, montanha que faz fronteira com a Pedra Bonita), depois, pela amplitude do visual que se tem da cidade.
          No entanto, para que todos possam desfrutar desta maravilha, a trilha necessita de cuidados de manutenção e, é este o trabalho que os voluntários realizarão no próximo domingo, dia 10.

          Aqueles que desejarem maiores informações sobre a ação, podem escrever para sos.trilhas@gmail.com . Na guia da direita, deste blog, há um mapa para localização do ponto de encontro na Praça Afonso Viseu.

Pedra da Gávea
Montanhistas na Pedra Bonita. À sua frente, a impressionante Pedra da Gávea e sua "face" misteriosa.
Foto de Arquivo.
          Abaixo, segue convite do coordenador do voluntariado a todos que desejarem se juntar ao grupo:

“Caros amigos voluntários:

          Temos o prazer de convidá-los a participar do 75º mutirão do PNT, que acontecerá na área da Pedra Bonita.
          Para quem não conhece, será uma ótima oportunidade de conhecer uma das trilhas mais belas do Parque, com um visual incrível da Pedra da Gávea. São 1.348 m de trilha até o cume, tendo uma variante que mede 523 m.
          O propósito deste mutirão será o de recuperar a trilha em toda a sua extensão, com colocação de degraus e drenos, podas, fechamento de atalhos, correção do leito da trilha, colocação de degraus e orientação aos visitantes.

Dia: 10/04/2011
Hora: 9 horas
Ponto de encontro: Praça Afonso Viseu - Alto da Boa Vista

          Quem puder, siga direto para a entrada da trilha, sendo o horário a partir das 9:30h

          Lembrem-se de trajar roupas confortáveis e que possam se sujar, calçado fechado e de sola não lisa, água, protetor solar e repelente para os sensíveis à insetos e muita disposição e alegria para ajudar a preservar o nosso patrimônio.

Abraços e, até lá!!

Lucio Meirelles Palma
Coordenador da Monitoria Ambiental/Voluntariado
Parque Nacional da Tijuca”

Mutirão do CEB nas Praias Selvagens

          Voluntários realizarão limpeza nas Praias Selvagens no próximo sábado, dia 9. A iniciativa é do CEB (Centro Excursionista Brasileiro) e terá apoio da COMLURB.
          Abaixo segue texto extraído do site do CEB:

Foto de Arquivo.

“Limpeza nas Praias Selvagens de Guaratiba

          Dia 09 de abril, sábado, sob a batuta do nosso Guia e Diretor de Meio Ambiente Francesco Berardi, e com auxílio de uma turma da Comlurb, será realizada uma faxina nas Praias Selvagens de Guaratiba, a saber: Perigoso, de Meio, Funda e do Inferno, além das trilhas e dos Costões Rochosos, com objetivo de recolher todo lixo industrializado que encontrarmos.

          Será uma parceria inédita, um trabalho conjunto com a Comlurb, já que após o trabalho, a turma da Comlurb retornará com os sacos para Guaratiba .

          Serão plantadas também algumas mudas de cajueiro, cedidas pelo associado Nói Fernandes.

          O Ponto de encontro será no Promo Info na Barra, às 7h.

Contamos com sua presença.”