domingo, 24 de julho de 2011

Nova data para Mutirão em Lopes Mendes

Clique na imagem para vê-la ampliada.

          A data para o mutirão, na Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande, foi transferida para o dia 1 de agosto.
          Aqueles que desejarem participar devem ligar para (24) 9823-6804 (Fabiano) ou (21) 8623-6312 (João Pontes) a fim de obter mais informações e confirmação sobre a realização da atividade.
         

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mutirão na Praia de Lopes Mendes - Ilha Grande - 23/07/2011

Lopes Mendes é considerada paraíso dos surfistas.
         
         Banhada por um mar de tons verdes e azulados, a Praia de Lopes Mendes ainda preserva seu aspecto selvagem ao longo de quase 3 km de extensão. E este será o cenário do mutirão de limpeza que acontecerá no próximo sábado.
          O guia de turismo João Pontes, que atua como guia de trilhas e caminhadas em Ilha Grande, e apoiará a atividade, nos enviou as informações a seguir:

Clique na imagem para vê-la ampliada.

          "Venha fazer parte deste corrente solidária em busca da preservação do meio ambiente! Dia 23 de julho traga seus amigos para ajudar no MUTIRÃO DE LIMPEZA da Praia de Lopes Mendes.
          Um saveiro, com capacidade para 120 passageiros, será disponibilizado para levar os voluntários do projeto até a Praia do Pouso (com saída do cais das barcas às 8h). A partir daí os participantes farão uma caminhada de 20 minutos até Lopes Mendes. Haverá, ainda, barcos saindo do Abraão, até as 11h com vagas gratuitas, para quem quiser participar da limpeza em Lopes Mendes.
 
          Serão distribuídos sacos de lixo e luvas para os voluntários que, durante todo o dia, farão a coleta do
lixo na praia.
 
          Não existe coleta regular do lixo na praia de Lopes Mendes, bem como outras praias da ilha e por isso, sua presença é de suma importância.
          Na última edição da limpeza foram recolhidos mais de 2 toneladas de resíduos entre garrafas pet, embalagens plásticas, latas, garrafas de vidro e muitos outros materiais poluentes.
         

          Contamos com sua participação!" (Fonte: Site IlhaGrande.Org)

Informações: (24) 9823-6804 (Fabiano) ou (21) 8623-6312 (João Pontes).

OBS: É época de festa julhina na Vila do Abraão! Após o mutirão, haverá forró na praça.



quinta-feira, 14 de julho de 2011

78º Mutirão do PNT - Pedra da Gávea

Programa de Voluntariado do PNT
A Pedra da Gávea, vista da Pedra Bonita.
          A Pedra da Gávea, situada no setor C do Parque Nacional da Tijuca, será a área contemplada com o próximo mutirão organizado pelo Programa de Voluntariado da unidade, neste final de semana.
          Abaixo segue convite do coordenador Lucio Palma:

          “Amigos voluntários:

          Gostaria de convidá-los a participarem do 78º Mutirão do PNT, que ocorrerá no próximo SÁBADO, DIA 16/07 às 9 HORAS, com ponto de encontro na guarita da entrada da trilha da Pedra da Gávea, que fica ao final da estrada Sorimã.
          As atividades serão desde retirada de mudas de jaqueiras (no ano passado foi o nosso recorde com cerca de 15.000 mudas retiradas, vamos ver se conseguimos bater novamente...), manutenção da trilha com a desobstrução das árvores caídas, correção de leito, colocação de pegadores para a maior segurança dos visitantes, sinalização, colocação de degraus, construção e limpeza dos drenos.
          Lembrem-se de trajar roupas confortáveis e que possam ser sujas, calçado fechado e de sola não lisa, boné/chapéu, protetor solar e repelente. Ainda não foi confirmada a doação do lanche, vamos aguardar até sexta feira para divulgar se haverá ou não o lanche.
          Até breve!

Lucio M. Palma
Parque Nacional da Tijuca
Monitoria e Voluntariado”

          Na Guia lateral direita deste blog, há um mapa com a localização do ponto de encontro para o mutirão.

Pedra da Gávea
Barra da Tijuca, vista da Pedra da Gávea.

Mais um dia de limpeza na Praia Funda

Praias Selvagens

          Dia 10 de julho 35 voluntários participaram de mais um mutirão ecológico organizado pela Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas.
         A atividade aconteceu na Praia Funda e contou com a presença de companheiros do grupo Destemidos e de voluntários do site Amigos do Parque da Pedra Branca.
         Como complementação do trabalho de limpeza, desta vez, placas foram afixadas na trilha e na praia orientando o visitante a preservar o local.

SOS Trilhas
O Grupo TerraLimpa (Ivan e Sandra à direita) forneceu placas educativas para o mutirão.
TerraLimpa
Para a afixação das placas, o grupo utilizou pregos de aço que não enferrujam.
Placa afixada na trilha. Clique na foto para ampliá-la.
         
         Apesar de termos realizado outro mutirão nesta mesma praia em maio, ainda havia muito trabalho a fazer e os voluntários não perderam tempo, recolhendo em aproximadamente 1 hora e meia de trabalho cerca de 40 sacos lixo! E haveria mais a recolher, infelizmente, tivemos de dar esta etapa do trabalho como encerrada, pois não adiantaria recolhermos mais lixo do que poderíamos levar.

Mutirão de Limpeza
Alguns dos voluntários estreantes.
Clique na foto para ampliá-la.
Resíduos
Clique na foto para vê-la ampliada.
Acumular resíduos em locais inadequados propicia a proliferação de doenças, e a contaminação de água, solo, vegetais e animais que fazem parte de nossa cadeia alimentar. Pense nisto!
Preserve o ambiente, preserve a vida!

          Mas o dia estava lindo e ainda havia algum tempo para descansar antes de iniciar a trilha de volta. Era hora do sorteio dos brindes e de um bom banho de mar!

Trilhas Quase Secretas

1 - Brindes doados pela PROATIVA;
2 - Brinde doado pela Eletrônica Beira Mar LTDA, em Copacabana;
3 - Os sortudos do dia.
Clique na foto para vê-la ampliada.
Destemidos
Parte dos voluntários num dos muitos momentos de descontração do dia.
"Se todas as pessoas tivessem nossa mentalidade em preservar a natureza seria fantástico. Mas enquanto isso não acontece, nós estamos aí para dar exemplo de que é possível conciliar a diversão com a preservação do meio ambiente."
(voluntário Washington Soares)

          Com a energia recarregada, demos início à segunda etapa do mutirão: carregar o lixo recolhido até Grumari.
 
Mutirão Ecológico
Parte dos voluntários e do lixo recolhido no dia.
SOS Trilhas
Graziani (SOS Trilhas), na trilha, retornando para Grumari.

          Após dois mutirões a Praia Funda se encontra livre de muito lixo que por lá havia sido descartado, mas, infelizmente, ainda não foi desta vez que conseguimos deixá-la completamente limpa. Mas o nosso trabalho continua! E o próximo mutirão será em outra praia que também está muito suja: a Praia do Meio. Ajude-nos!

Educação Ambiental

Praias Selvagens

          A Equipe SOS Trilhas parabeniza aos voluntários que encararam com garra mais este mutirão e agradece a todos que acreditaram no grupo e nos apoiaram com a divulgação da atividade ou doações de produtos:

- Divulgação:

- Divulgação e Participação no mutirão:

- Placas Educativas:
- Sacos de Lixo:
Senhora Maria do Carmo (que doou 300 sacos de lixo com os quais já realizamos 3 atividades – 2º mutirão PNMT, 10º mutirão Praias Selvagens, 11º mutirão Praias Selvagens)

- Brindes:
PROATIVA  
Marlene Wrublewski (empresa Eletrônica Beira Mar LTDA, em Copacabana), que não pode estar presente desta vez, como voluntária, mas doou uma capa para máquina fotográfica para sorteio.

- Lanches:
Adriana, da Fondant Pâtisserie - Cujos lanches (torta de chocolate recheada com doce de leite e um pãozinho caseiro recheado com queijo) estavam, mais uma vez, DELICIOSOS!!!

trilhas Quase Secretas
Momentos antes de iniciar a limpeza, já na praia: sombra, água fresca...
e torta da Fondant Pâtisserie!





Você poderá se interessar em ler estas matérias do Instituto Eco Faxina:

Golfinhos e baleias ameaçados pelo lixo plástico nos oceanos

Lixo, um vai e vem de problemas

sábado, 2 de julho de 2011

11º Mutirão Praias Selvagens - 10/07/11


           A caçamba de uma pick-up cheia de lixo! Este foi o resultado alcançado com o 10º Mutirão Ecológico das Praias Selvagens, realizado no dia 29 de maio, na Praia Funda. Apesar disto, muito lixo ainda ficou no local e, por esta razão, resolvemos deixar o mutirão na Praia do Perigoso (onde há menos lixo) para outra ocasião – possivelmente dia 12 de novembro, junto com a Praia de Búzios - e retornar à Praia Funda este mês para dar continuidade à limpeza já iniciada.

Foto tirada no mutirão do dia 29 de maio.
 Reflexo do descaso: Em quantidade as garrafas de vidro tornam-se pesadas e dífíceis de serem transportadas por trilha, acumulando-se na praia. O problema, que cresce em pequenas doses, poderia ser evitado da mesma forma se cada visitante que chega com uma garrafa cheia não a abandonasse na praia após esvaziá-la... 
Foto tirada no dia 29 de maio.
         
          O dia escolhido para a atividade também foi alterada, pois o Grupo Destemidos, grande apoiador de nosso mutirões, não poderia estar presente na data inicialmente marcada.
          Sendo assim, o 11º Mutirão das Praias Selvagens ficou marcado para dia 10 de julho na Praia Funda.
          O Ponto de Encontro será no estacionamento externo do Prezunic Recreio - Av. das Américas, 16.100 e 16.300, às 8:50. (Ver mapa na guia lateral direita deste blog.)
          OBS.: A chegada ao ponto de encontro no horário marcado é importante para que o grupo possa fazer a trilha até a praia num ritmo agradável a todos (a caminhada dura cerca de 1 hora e 30 minutos), para o bom rendimento da atividade e também para que, além do trabalho, possamos curtir o local.

           Aqueles que desejarem se juntar a nós, neste mutirão, devem:

Confirmar presença através de comentário nesta matéria, ou e-mail sos.trilhas@gmail.com, ou na comunidade Trilhas Quase Secretas. (As confirmações nos ajudam a organizar questões de ordem prática, como a divisão de caronas solidárias);

Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc...) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico;

Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas...). Um de nossos apoiadores oferecerá um reforço para os lanches;

Levar roupa de banho, toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.

          Antes do início da atividade distribuiremos luvas que são recolhidas ao final do dia, para que sejam higienizadas e reutilizadas em outro mutirão, mas aqueles que já tiverem suas próprias luvas, e preferirem, podem levá-las.
          Após retornarmos à Grumari, realizaremos o sorteio de alguns brindes que nos foram oferecidos por um apoiador.


Este evento conta com o apoio de:

Fondant Pâtisserie - produtos para reforçar para o lanche dos voluntários;

Destemidos - divulgação e participação no mutirão;

Grupo Terra Limpa - participação no mutirão;


Rio Eco Consciente - divulgação;

Natureza Brasileira - divulgação;

Amigos do Parque Estadual da Pedra Branca - divulgação;