quarta-feira, 30 de novembro de 2011

82º Mutirão do PNT - Vila Rica

PNT
“Seguimento Vila Rica - Situado no setor Floresta da Tijuca, tem início a partir do final da rua Marianópolis, no bairro do Grajaú, abrangendo uma área de cerca de 17ha em torno das ruínas da sede da Fazenda Vila Rica.”(Extraído de
Normas Gerais PARNA Tijuca - Fonte: Clube Excursionista Ligth)
         
            Adiado duas vezes em razão da previsão de mau tempo, o mutirão da Vila Rica foi remarcado para sábado, dia 3 de novembro.
          As atividades previstas para a região incluem limpeza, sinalização e manutenção de trilha.
          Após a conclusão dos serviços, os voluntários que desejarem serão conduzidos até o cume do Pico do Perdido.
          O ponto de encontro será às 9:00h, na Praça Edmundo Rêgo, no Grajaú. (Ver mapa na guia direita deste blog.)

PNT
Voluntários subindo o Pico do Perdido após o mutirão realizado na região
 em julho de 2009.
Parque Nacional da Tijuca
A cidade vista do alto do Pico do Perdido.

Aqueles que desejarem participar da atividade devem:

Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc...) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico (por pessoa);

Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas, sanduíches...);

Levar roupa de banho, toalha e/ou canga, boné, óculos de sol.

          Segue e-mail do coordenador do Voluntariado do PNT, Lucio Palma, confirmando a atividade:

"Terça-feira, 29 de Novembro de 2011

Amigos Voluntários,
Com a atual melhora no clima e as boas previsões para o final de semana, nosso encontro está mantido para este sábado 03/12 na área da Vila Rica (Grajaú). As informações serão divulgadas até sexta feira, mas o ponto de encontro está mantido para a Praça Edmundo Rêgo às 9 horas.
Abraços.

Lucio M. Palma
Parque Nacional da Tijuca
Monitoria e voluntariado”

Observação: Em virtude da grande variação do clima nos últimos dias, aconselhamos os interessados em participar do mutirão a acompanharem as postagens do blog nas horas que precederem a atividade.

sábado, 12 de novembro de 2011

Mutirão da Praia do Meio cancelado!

          Preocupados com a aproximação de uma frente fria e com a mudança do tempo nas últimas horas, há pouco, entramos em contato com o Sr. Cunha, da COMLURB de Barra de Guaratiba (responsável pelo grupo, da companhia de limpeza, que participaria conosco desta atividade) a fim de saber como estão as condições climáticas naquela região. Ele informou que o tempo está bastante fechado por lá e que há possibilidade de chuvas para amanhã, o que confirma a previsão da meteorologia.
          Diante disto, achamos aconselhável cancelar o mutirão que havia sido programado para a Praia do Meio.
          Ainda não há previsão de nova data para a atividade, pois diante da aproximação do final de ano, os grupos que costumam nos apoiar já estão com outros eventos agendados.
          Na próxima semana a COMLURB dará continuidade à limpeza, que já iniciamos ao longo do ano, nas praias da região.
          Este trabalho em conjunto vai ajudar a melhorar muito as condições atuais do macrolixo nas Praias Selvagens, portanto, caso haja a possibilidade de remarcar o mutirão ainda para este ano, nos dedicaremos ao microlixo. 
          Em breve, traremos mais informações a respeito.

          Agradecemos a todos pelo apoio na divulgação e interesse na atividade, e pedimos desculpas pelo cancelamento, mas a segurança do grupo vem em primeiro lugar.
          Bom domingo a todos!


COMLURB de Barra de Guaratiba

          Durante a organização do mutirão ecológico da Praia do Meio, a Equipe SOS Trilhas entrou em contato com a COMLURB solicitando apoio para a atividade.
          A companhia de limpeza confirmou a participação de uma equipe, da unidade de Barra de Guaratiba, amanhã, e informou que durante a semana (que se iniciou no dia 7/11) realizaria o trabalho de limpeza também em outras praias da região.
          É isso aí, pessoal! Sabemos das dificuldades que um trabalho como este envolve, mas com cooperação tudo se torna mais fácil e melhor para todos.
          Estaremos juntos amanhã!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mutirão na Praia do Meio

 
          O 13º Mutirão das Praias Selvagens acontecerá no próximo domingo, dia 13 de novembro, na Praia do Meio.

Praia do Meio - clique na imagem para ampliar  (foto de arquivo)
          O Ponto de Encontro será no estacionamento externo do Prezunic Recreio - Av. das Américas, 16.100 e 16.300, às 8:40 (ver mapa na guia lateral direita deste blog).

          Para chegar à praia é preciso percorrer uma trilha de nível moderado, com duração de aproximadamente 1 hora e meia, com paradas para descanso (este tempo pode variar de acordo com a quantidade de pessoas e desenvolvimento do grupo).
          A programação se estende ao longo de todo o dia, pois além da limpeza, o grupo terá um tempo destinado a curtir a praia em caminhadas guiadas pelos arredores e banhos de mar.
          O horário previsto para iniciarmos a trilha de volta, até onde os carros estarão estacionados, é às 16:00 (podendo sofrer alguma variação).
         
OBS.: A chegada ao ponto de encontro no horário marcado é importante para que o grupo possa fazer a caminhada até a praia num ritmo agradável a todos, para o bom rendimento da atividade e também para que, além do trabalho, possamos curtir o local.
          Ainda assim é preciso ter em mente que o horário para término da atividade depende do desenvolvimento do grupo e de fatores como o transito (que costuma ser intenso para aquela região, nesta época do ano) e, portanto, está sujeito a variações.

Aqueles que desejarem se juntar a nós, neste mutirão, devem:

Confirmar presença através de comentário nesta matéria, ou e-mail sos.trilhas@gmail.com, ou na comunidade Trilhas Quase Secretas. (As confirmações nos ajudam a organizar questões de ordem prática, como a divisão de caronas solidárias);

Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc...) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico (por pessoa);

Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas, sanduíches...);

Levar roupa de banho, toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.

          Lembrem-se de que já têm feito dias bem quentes e de que realizaremos uma atividade que demanda esforço físico, por isto o cuidado com alguns dos itens acima, como água, lanche e proteção para o sol são de grande importância!

          Antes do início da atividade distribuiremos luvas que são recolhidas ao final do dia, para que sejam higienizadas e reutilizadas em outro mutirão, mas aqueles que já tiverem suas próprias luvas, e preferirem, podem levá-las.


Este evento conta com o apoio de:

Destemidos - divulgação e participação no mutirão;

Rio Eco Consciente - divulgação;

Programa de Voluntariado do PNT – divulgação;

Grupo TerraLimpa - divulgação e doação das placas educativas;

Blog Natureza Brasielira - divulgação;



Quer saber como foi nosso último mutirão ecológico? Clique em: