segunda-feira, 23 de abril de 2012

Atividades do Mutirão dos Amigos do PEPB

Dia 29 de abril, domingo, os Amigos do Parque Pedra Branca realizarão seu primeiro mutirão ecológico, na sede Pau da Fome no PEPB. A ação conta com o apoio da direção do Parque e com a programação de diversas atividades.
Abaixo seguem informações detalhadas sobre o mutirão:


“Relaciono abaixo, em ordem de prioridade, as atividades propostas para o dia do mutirão:

1) Retirar do solo mudas de cutieira – anda-assú - das proximidades da sede e acondicioná-las em sacos com terra. Nossa ideia é manejar em torno de 200 mudas em média.
Será necessário:
- Preparar um local para servir de horto provisório para as mudas que irão ser produzidas; preparar o substrato (mineral/orgânico/etc.);
- Retirar as mudas com extremo cuidado para não romper as raízes (ora molhando o solo, ora escavando com ferramentas e/ou com as mãos);
- Colocar as mudas nos sacos e preenchê-los com substrato e acomodá-las no horto provisório previamente preparado.

2) Manejo de vegetação e solo (retirada de espécie exótica invasora – jaqueira - e abertura de covas, controle de erosão e conserto da fração da trilha) para enriquecimento da vegetação (plantio de mudas de espécies nativas). Faremos deslocamento até a área de manejo, localizada ao longo do caminho até a Represa Rio Grande. Duração da caminhada de aproximadamente 5 a 7 minutos transportando todo o tipo de ferramental necessários para a atividade.
Será necessário:
- Reconhecer e isolar a área - delimitação com fita zebrada ou barbante;
- Cortar estacas de bambu e transportá-las;
- Plantar as mudas, regá-las e sinalizar o local com as estacas. Nossa idéia é plantar aproximadamente 100 mudas porém, isto dependerá da área manejada no dia.

3) Manutenção da Trilha da Pedra do Quilombo. Colocação de degraus de madeira, pouco antes do "colo" que separa a Pedra do Quilombo do Morro do Quilombo. Aproximadamente 30 metros de trilha no ponto de maior declividade. Localização do manejo: início do último terço da caminhada (logo após a primeira hora). Será necessário o transporte de moirões de eucalipto (pelo menos 4 ou 5), estacas de madeira e todo o ferramental necessário).”


 Veja mais informações sobre este mutirão (como participar, o que levar, ponto de encontro...) em: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário