terça-feira, 24 de abril de 2012

Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)

          Ao olharmos o mapa da Cidade do Rio de Janeiro, podemos verificar a existência de três grandes áreas verdes: Ao norte, o Maciço de Gericinó, de origem vulcânica, estendendo-se pelos municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis. A leste, o Parque Nacional da Tijuca e, ao sul, a outra grande área verde é o Parque Estadual da Pedra Branca.

Anuário Estatístico
ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO 1998.   
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, 2000.

          Quem pensa que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo, pode estar enganado. Localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e a maior floresta urbana do país, ocupando cerca de 10% da área total do município do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca possui cerca de 12.500 hectares de área coberta por vegetação típica da Mata Atlântica, como cedros, jacarandás, jequitibás e ipês, além de uma variada fauna, composta por jaguatiricas, preguiças-de-coleira, tamanduás-mirins, pacas, tatus e cotias.
           O maciço circunda os bairros de Guaratiba a oeste, Bangu e Realengo ao norte, Jacarepaguá a leste, Barra da Tijuca a sudoeste e ao sul, Recreio dos Bandeirantes e Grumari ao sul e Campo Grande a noroeste e compreende o conjunto das seguintes serras: Valqueire, Viegas, Bangu, Barata, Lameirão, Engenho Velho, Rio Pequeno, Taquara, Pedra Branca, Quilombo, Santa Bárbara, Rio da Prata, Nogueira, Alto do Peri, Sacarrão, Geral de Guaratiba, Carapiá, Cabuçu e Grumari. Separa-se do Maciço de Gericinó pela Baixada Bangu - Realengo e do Maciço da Tijuca pela baixada de Jacarepaguá.

Parque Estadual da Pedra Branca
 
          O Parque foi criado em 28 de Junho de 1974, por meio da Lei Estadual nº 2.377. Ele compreende a área acima da cota 100 (100 metros), contornando o maciço e englobando vários morros e serras. No Parque está situado o ponto culminante do município do Rio de Janeiro – o Pico da Pedra Branca, com 1.025 metros de altitude.
       A entrada na unidade de conservação é gratuita, sendo  necessário pedir autorização, à administração do Parque, para as caminhadas de longas distâncias. Nos núcleos Pau da Fome e Camorim, é possível fazer passeios diariamente, das 8 às 17 horas. No núcleo Piraquara, as visitações são permitidas de terça a domingo, das 8h às 17h.

PEPB
Fotos do núcleo Pau da Fome.
Parque Estadual da Pedra Branca
Fotos do núcleo Camorim
PEPB
Fotos do núcleo Piraquara.
 Texto de Carla Scott.


          
           Este texto dá início à participação de Carla Scott como colaboradora do Blog S.O.S.Trilhas.
         
          Carla Scott é turismóloga, voluntária de áreas de preservação ambiental na cidade do Rio de Janeiro, e criadora do Blog Amigos do Parque Pedra Branca.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Atividades do Mutirão dos Amigos do PEPB

Dia 29 de abril, domingo, os Amigos do Parque Pedra Branca realizarão seu primeiro mutirão ecológico, na sede Pau da Fome no PEPB. A ação conta com o apoio da direção do Parque e com a programação de diversas atividades.
Abaixo seguem informações detalhadas sobre o mutirão:


“Relaciono abaixo, em ordem de prioridade, as atividades propostas para o dia do mutirão:

1) Retirar do solo mudas de cutieira – anda-assú - das proximidades da sede e acondicioná-las em sacos com terra. Nossa ideia é manejar em torno de 200 mudas em média.
Será necessário:
- Preparar um local para servir de horto provisório para as mudas que irão ser produzidas; preparar o substrato (mineral/orgânico/etc.);
- Retirar as mudas com extremo cuidado para não romper as raízes (ora molhando o solo, ora escavando com ferramentas e/ou com as mãos);
- Colocar as mudas nos sacos e preenchê-los com substrato e acomodá-las no horto provisório previamente preparado.

2) Manejo de vegetação e solo (retirada de espécie exótica invasora – jaqueira - e abertura de covas, controle de erosão e conserto da fração da trilha) para enriquecimento da vegetação (plantio de mudas de espécies nativas). Faremos deslocamento até a área de manejo, localizada ao longo do caminho até a Represa Rio Grande. Duração da caminhada de aproximadamente 5 a 7 minutos transportando todo o tipo de ferramental necessários para a atividade.
Será necessário:
- Reconhecer e isolar a área - delimitação com fita zebrada ou barbante;
- Cortar estacas de bambu e transportá-las;
- Plantar as mudas, regá-las e sinalizar o local com as estacas. Nossa idéia é plantar aproximadamente 100 mudas porém, isto dependerá da área manejada no dia.

3) Manutenção da Trilha da Pedra do Quilombo. Colocação de degraus de madeira, pouco antes do "colo" que separa a Pedra do Quilombo do Morro do Quilombo. Aproximadamente 30 metros de trilha no ponto de maior declividade. Localização do manejo: início do último terço da caminhada (logo após a primeira hora). Será necessário o transporte de moirões de eucalipto (pelo menos 4 ou 5), estacas de madeira e todo o ferramental necessário).”


 Veja mais informações sobre este mutirão (como participar, o que levar, ponto de encontro...) em: 



segunda-feira, 16 de abril de 2012

1º Mutirão 2012 - Amigos do Parque Pedra Branca

Amigos Voluntários:

Segue convite para mutirão ecológico organizado pelos Amigos do Parque da Pedra Branca com o apoio da direção do PEPB:

Mutirão Ecológico
 
"Prezados amigos,
Confirmamos o 1º mutirão de 2012 junto à administração do parque para domingo dia 29 de Abril. Esse com certeza será o primeiro de muitos outros que pretendemos organizar. Ainda iremos definir a trilha que será trabalhada.

O ponto de encontro será na sede do Parque, localizada no Pau da Fome, às 08h30m.

Lembro ainda que mesmo se chover no dia agendado, a atividade acontecerá pois temos outros trabalhos também para serem feitos próximo a administração.

Como Chegar: Pelo Largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede. Estrada do Pau da Fome nº 4003.

Dentre as atividades principais propostas, podemos citar: recolhimento de mudas nos arredores da sede do Parque e acondicionamento para futuro replantio; fechamento de atalhos no decorrer das trilhas  (para isso precisaremos de arame liso ou barbante – quem puder levar e colaborar, ótimo!); fixar nos pontos de maior erosão, algumas toras de eucalipto e pequenos pedaços de madeira.
Dependendo da quantidade de voluntários e de acordo com o perfil de cada um, teremos que dividir o grupo uniformemente nestas três atividades. Teremos tarefas para todos.
Precisaremos de ferramentas. Quem tiver e puder levar será de grande ajuda.

Aqueles que desejarem se juntar a nós, neste mutirão, deverão:

- Confirmar presença através de comentário nesta matéria, ou e-mail carla@parquepedrabranca.com, ou através das comunidades do orkut e facebook Trilhas Quase Secretas, SOS Trilhas, Destemidos ou Parque da Pedra Branca - RJ.
- Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc...) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);
- Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico;
- Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas...).
- Levar toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.
- Levar um documento de identidade com foto. Menores de 18 anos que desejarem participar da trilha deverão levar a autorização de um responsável.

Esperamos por vocês!"


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Calendário de Mutirões PNT 2012

Parque Nacional da Tijuca

Resultado da reunião do voluntariado + calendário 2012
(Enviado por: "Lucio Palma" - Sáb, 14 de Jan de 2012 2:05 pm)

            “Amigos Voluntários.

          Acabamos de realizar a nossa reunião para avaliar os resultados obtidos em 2011. Constatamos que, nos dez mutirões realizados no ano passado, totalizamos a participação de 473 voluntários (média de 47 voluntários por mutirão) que contabilizaram cerca de 2.400 horas de trabalho em benefício do Parque Nacional da Tijuca. Isso sem contar a participação dos voluntários na manutenção da Trilha dos Estudantes e, também, na execução da trilha adaptada aos portadores de necessidades especiais, a Trilha D. Pedro Augusto. Agradecemos todo apoio e dedicação.
      A reunião também foi muito proveitosa, onde ouvimos elogios e críticas (construtivas, é claro!). É muito bom poder contar com a participação desse maravilhoso  grupo de voluntários.
       Contamos também com a parceria da World Study, que por intermédio dos intercâmbios, enviaram estrangeiros para o trabalho voluntário para que possamos trocar experiências e para nos auxiliarem nas atividades da Monitoria Ambiental.
          Estiveram presentes, também, alguns dos parceiros que nos apoiam: como o François da Unicerj, a Sheila da APPAI, a Susi da Rio Eco Consciente, o Eduardo da Terrabrasil e a Danielle da Amigos do Parque.
          Estabelecemos o calendário para 2012 estabelecendo novas metas (inclusive o segundo curso de capacitação dos voluntários do PNT) e também enfatizando que os mutirões só serão cancelados em caso de chuva muito forte no dia do evento, colocando os telefones do Parque à disposição para informações do clima no local, evitando, assim, transtornos para os voluntários ao remarcarmos para outras datas não previstas.

          As datas e locais seguem abaixo:

28/01 – VILA RICA

26/02 – CACHOEIRAS DO HORTO

17/03 – MOCKE

01/04 – PQ. LAGE X CORCOVADO

19/05 – P. BONITA, AGULHINHA E GRUTAS

17/06 – PICO DA TIJUCA

14/07 – PEDRA DA GÁVEA

19/08 – PAPAGAIO/COCANHA

15/09 – MORRO DA TAQUARA
Atenção! 
Data Alterada!
Nova data:  22/09/2012

21/10 – FELIZARDOAtenção!  Local Alterado!Novo local:  Cachoeira das Almas

10/11 – CACHOEIRA DAS ALMASAtenção!  Local Alterado!Novo local:  Morros do Anhanguera e Felizardo

02/12 – CIRCUITO SÃO MIGUEL / MUSEU DO AÇUDE + CONFRATERNIZAÇÃO

         Abraços a todos."

Lucio M. Palma e equipe
Parque Nacional da Tijuca
Monitoria e Voluntariado


Blog

Amigos voluntários:

       Em nome da equipe SOS Trilhas, peço desculpas, pois em razão de compromissos pessoais e profissionais, infelizmente, não estamos tendo tempo para nos dedicarmos ao blog e aos mutirões ecológicos, tanto quanto gostaríamos.
           Apesar de não termos divulgado, ainda, nosso calendário para 2012, os mutirões acontecerão! Nossa ideia é realizar, pelo menos, 3 ou 4 eventos ainda este ano, focando um pouco mais em trabalhos de manutenção de trilhas, nas unidades de conservação, e em educação ambiental, na região das Praias Selvagens.
         Aproveito o ensejo para informar que os mutirões mensais, organizados pelo Programa de Voluntariado do PNT, continuam acontecendo regularmente e, apesar de ainda não estarem sendo divulgados aqui no blog, podem ser acompanhados pelo Orkut e Facebook do Trilhas Quase Secretas.
            Na página ”Voluntariado”, do site do Parque Nacional da Tijuca, os interessados poderão encontrar várias informações sobre o trabalho voluntário realizado na unidade e se cadastrar para receber e-mails sobre as atividades do grupo.
          Na medida do possível, daremos continuidade ao nosso trabalho voluntário de divulgação, participação e organização de mutirões ecológicos, portanto, não deixe de nos visitar!

            Agradeço muito pela compreensão! 

            Grande abraço a todos.

Fábio Rael