quarta-feira, 19 de setembro de 2012

91º mutirão do PNT será no próximo sábado, dia 22 de setembro

Parque Nacional da Tijuca


O 91º Mutirão do Parque Nacional da Tijuca será nesse sábado, dia 22 de setembro.  O mutirão que a princípio estava marcado para o dia 15 de setembro foi adiado visando melhorar as atividades propostas.
O Programa de Voluntariado do PNT pede desculpas por possíveis transtornos causados pela mudança de data.

Abaixo, segue convite do coordenador do voluntariado a todos que desejarem se juntar ao grupo:

"Amigos voluntários.

Convidamos todos os voluntários para o 91º mutirão do PNT.
O mutirão será em homenagem ao dia da árvore e as atividades vão desde plantio de mudas da Mata Atlântica, manutenção da trilha da Barreira e revitalização do largo da Banheira.
A previsão do tempo para este dia é instável, o que ajuda muito no replantio, que acontecerá mesmo com chuva. Caso o clima permita, desenvolveremos todas as atividades propostas para o dia.

91º Mutirão Parque Nacional da Tijuca
Data: 22 de Setembro - Sábado
Horário: das 9 horas às 14 horas
Ponto de Encontro: Meu Recanto (em frente à entrada do Centro de Visitantes - Setor A da Floresta da Tijuca - Alto da Boa Vista)

Abraços a todos e até sábado!

Lucio M. Palma e equipe
Parque Nacional da Tijuca
Monitoria e Voluntariado"

Na guia da direita, deste blog, encontra-se um mapa para localização do Meu Recanto.  A fim de facilitar a orientação, também foram marcados no mapa: o centro de visitantes , o portão de entrada da Floresta da Tijuca (como é conhecido o setor A do PNT) e a Praça Afonso Viseu.
PNT
Planta do Meu Recanto - Fonte: Instituto Terra Brasil / PNT
local escolhido como Ponto de Encontro

domingo, 16 de setembro de 2012

Resultado do mutirão no PNMNI

SOS Trilhas
Funcionários do Parque e voluntários, antes do mutirão, reunidos para foto do grupo.
Aceitando a sugestão de nossos amigos Jeremias Freitas e Jhon Bermond, realizamos nosso primeiro mutirão no Parque Municipal de Nova Iguaçu.
Devido à distância, e por não termos divulgado com antecedência, apenas 12 pessoas participaram da atividade, porém, isto não nos impediu de ajudar e aproveitar a oportunidade para compartilhar experiências com os funcionários de lá: Emílio, Anderson, Edgar e Tacianne. 
Nossa idéia inicial era dar prioridade aos trabalhos de manutenção de trilhas nos acessos de algumas piscinas naturais e, também,  na Trilha do Pau Pereira. Infelizmente, imprevistos com a viatura e a moto serra do Parque, impediram os funcionários de preparar, antecipadamente, as estacas e tábuas de madeiras necessárias para este tipo de serviço. Ao chegarmos, Emilio ainda se esforçou para tentar preparar o material de que precisávamos, mas o tempo corria e resolvemos estudar a possibilidade de um Plano B para não perder o dia!
 
José Emílio cortando madeira para degraus e drenos.
Toda a madeira que seria utilizada para a confecção de degraus e drenos era proveniente reutilização ou de árvores que caíram naturalmente.
Partimos, então, para colocação de 3 placas: Lapilito, Praça do Boi e Mirante do Vigné.
No caminho passamos pela Pedreira São José (atualmente desativada) e subimos a Trilha do Levi, onde encontramos alguns pontos para descanso com bancos de madeira e placas informativas.

Pedreira São José.
Após uma breve parada no Mirante do Levi, seguimos e afixamos a primeira placa. 

manutenção de trilhas
Voluntários afixando a primeira placa: Lapilitos. Clique na foto para ampliá-la.
Ao chegarmos à  Praça do Boi, afixamos a segunda placa e fizemos uma pequena pausa para o lanche. Pouco à frente pegamos a trilha da Varginha em direção ao Mirante do Vigné, de onde é possível ter uma boa vista de Nova Iguaçu e da Pedreira Vigné (ainda em funcionamento). 
Apesar de procurarmos bastante, não conseguimos encontrar o mastro que deveria existir no local e, por esta razão, não pudemos afixar a última placa. Felizmente, ao passarmos pela Parada da Jaqueira no caminho de volta, encontramos outro mastro que, posteriormente, será levado para o Vigné para receber a placa.
Retornando à sede, no final da tarde, fomos recebidos com um lanche oferecido pelo Parque.
Mais uma vez a Radical Sports nos apoiou doando três camisas para sorteio entre os participantes da atividade. Após o sorteio seguimos para o Poço do Casarão para relaxar, e os mais corajosos puderam se refrescar em suas águas transparentes... e frias! rsrs

Voluntariado
Os ganhadores das camisas Radical Sports : 1 - Fábio Rael segura a primeira camisa sorteada, que saiu para Anderson Barbosa, funcionário do PNMNI, que participou do mutirão e que não estava presente durante o sorteio porque precisara sair, um pouco antes, para o combate de um foco de incêndio na área do Parque (que, felizmente, foi controlado); 2 - O segundo sorteado foi Frederico Torre; 3 - O terceiro sorteado foi Jeremias Freitas. Clique na foto para ampliá-la.

Agradecemos aos Destemidos, pelo apoio na organização do mutirão, aos voluntários e à Radical Sports. E  parabenizamos os funcionários do PNMNI pelo trabalho que realizam no Parque. 

PNMNI
Há lixeiras nas entradas dos poços naturais e em diversos outros pontos do Parque. Praticamente não encontramos lixo em todo o percurso que percorremos ao longo do dia. Parabéns aos funcionários e frequentadores que ajudam a cuidar deste patrimônio! Clique na foto para ampliá-la.
Casarão
O casarão. Segundo historiadores, o prédio mais antigo de Nova Iguaçu que ainda permanece de pé. Clique na foto para ampliá-la.

Valeu pela força, pessoal!