terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Calendário dos Mutirões do PNT - 2013


A Reunião para definição do calendário de mutirões para 2013, do Parque Nacional da Tijuca, aconteceu no dia 12 de janeiro, pela manhã, no Centro de Visitantes da UC (Unidade de Conservação).  Segue abaixo e-mail enviado pelo coordenador do Voluntariado do PNT, Lucio Palma com resultado da reunião:

“Amigos Voluntários,
informamos que o resultado da reunião realizada no último dia 12 de janeiro foi bem proveitoso, tendo a participação de cerca de 25 pessoas, representando vários grupos. Muitas sugestões foram feitas no sentido de melhorar o voluntariado no Parque Nacional da Tijuca e tentaremos colocá-las em prática, sempre que possível.
Foi divulgada também a trilha Transcarioca, que percorrerá muitas trilhas do PNT. Inclusive algumas antigas trilhas que precisarão ser manejadas para receber a visitação esperada. Esclarecendo aos que ainda não conhecem o projeto, a ideia é ter uma trilha de longa duração na cidade do Rio de Janeiro, que passará por diversas áreas verdes, sendo alguns parques municipais, um estadual e outro federal. A trilha se inicia em Guaratiba e segue por Grumari, Pedra Branca, Parque Nacional da Tijuca, chegando à zona sul pelo Parque Lage, bordeando a lagoa Rodrigo de Freitas, passando por vários parques municipais até chegar próximo ao Pão de Açúcar, onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada. O percurso deverá ter a princípio cerca de 150 km de extensão, com alternativas para sair e retornar à trilha, pois se estima que o tempo médio para percorrer toda a trilha será de 17 dias.
Para tanto, a participação dos voluntários será imprescindível. Agendamos as datas dos mutirões para o ano todo e fizemos uma previsão das áreas contempladas. A participação do voluntariado do PNT não se dará apenas nos mutirões, mas como o Mega mutirão da trilha dos Estudantes, em 2011. Ou seja, teremos ações de manejo de trilha, principalmente sinalização, durante a semana e finais de semana também, não se restringindo aos mutirões.
O calendário dos mutirões segue abaixo, lembrando que tentamos administrar as datas para que não sejam conflitivas com outros interesses, como feriados e datas comemorativas.
Estávamos aguardando algumas definições para podermos divulgar as atividades. Mas as chuvas, embora muito necessárias, também chegam a interferir no nosso planejamento. Esperamos o tempo se estabilizar para retomarmos as atividades com voluntários.
Também por conta das chuvas, teremos de adiar o nosso primeiro mutirão que seria realizado no próximo final de semana, domingo dia 27. Aguardem novas informações para início em fevereiro/2013 .

Calendário dos Mutirões do PNT  - 2013:

23 de fevereiro (sábado) – Oficina de Manejo de Trilha + Comemoração dos 10 anos de voluntariado do PNT


24 de fevereiro (domingo) – Mutirão na Trilha Parque Lage X Corcovado + Palestra com Alexandre Justino sobre a História do PNT 
  
24 de março (domingo) – Mutirão na Trilha do Vale do Rio Cabeça 

13 de abril (sábado) – Mutirão na Trilha da Cachoeira dos Primatas X Vale do Rio Cabeça

19 de maio (domingo) – Mutirão na Trilha da Represa dos Ciganos

15 de junho (sábado) – Mutirão na Trilha da Cachoeira das Almas 


07 de julho (domingo) – Mutirão na Trilha da Pedra Bonita / Agulhinha 

17 de agosto (sábado) – Mutirão na trilha da Pedra da Gávea

Adiado para o dia 31 de agosto (sábado)

15 de setembro (domingo) – Mutirão na Trilha do Pico da Tijuca

19 de outubro (sábado) – Mutirão nas Trilhas do Museu do Açude 

24 de novembro (domingo) – Mutirão nas Trilhas do Morro da Taquara / Cocanha

07 de dezembro (sábado) – Mutirão nas Trilhas Circulares do PNT e Confraternização de Final de Ano

Lucio M. Palma e equipe
Parque Nacional da Tijuca
Monitoria e Voluntariado”

2 comentários:

  1. Selvagem nas trilhas23 de janeiro de 2013 04:35

    Acabo de firmar meu propósito de estar presente,todos os DOMINGOS de mutirão para os voluntários deste ano (2013). Como membro das Trilhas Quase Secretas quero seguir a ideologia proposto pelo fundador, o voluntariado é uns dos itens que torna a comunidade TQS - Trilhas Quase Secretas mais sólida e solidária. "Muitos querem, mas não podem. Muitos podem,mas não querem."

    ResponderExcluir