terça-feira, 2 de abril de 2013

Praia do Sossego precisa da nossa ajuda!


A Praia do Sossego já foi uma praia calma e limpa frequentada apenas por surfistas e pessoas que preservavam o local. Atualmente, no entanto, este sossego está ameaçado: frequentadores inconsequentes, lixo trazido pelo mar e falta de fiscalização e de um serviço de limpeza adequados estão transformando este paraíso num verdadeiro lixão!


O objetivo deste mutirão é a coleta e retirada do lixo existente na Praia do Sossego, além da conscientização dos frequentadores através da colocação de mais placas educativas que serão doadas pelo Grupo TerraLimpa para as atividades na praia.

Lixo deixado na praia pelo mar.  De onde veio? De outras praias, de rios, de caixas de águas pluviais para onde foram arrastados das ruas pelas chuvas... O lixo descartado de forma inadequada, muitas vezes, acaba sendo lançado ao mar.

Difícil de ser coletado, o microlixo é facilmente ingerido por diversas espécies de animais marinhos, inclusive peixes. Pense nisto, indiretamente, você pode estar ingerindo plástico!!!



Mais uma vez, contamos com a colaboração de vocês!

O ponto de encontro será no primeiro posto de gasolina (Posto Shell) da Avenida Jansen de Melo, s/n, logo após a descida da Ponte Rio-Niterói, com saída às 9:00 hs. Aqueles que preferirem, pode ainda encontrar conosco no posto de gasolina do Largo da Batalha onde devemos estar chegando por volta de 9:45 hs.

OBS.1: A chegada ao ponto de encontro no horário marcado é importante para o bom rendimento da atividade e também para que, além do trabalho, possamos curtir o local.

OBS.2: O acesso à praia se faz por uma trilha que dura, aproximadamente, de 5 a 10 minutos  (dependendo do desenvolvimento dos participantes). Terminada a coleta o grupo retornará pela mesma trilha com o lixo recolhido durante o mutirão.

Aqueles que desejarem se juntar a nós, neste mutirão, devem:

. Confirmar presença através de comentário nesta matéria, ou e-mail sos.trilhas@gmail.com, ou através do Facebook no grupo Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas (as confirmações nos ajudam a organizar questões de ordem prática, como a divisão de caronas solidárias); É IMPORTANTE QUE O PARTICIPANTE  MENCIONE EM QUAL PONTO DE ENCONTRO (ver acima) DESEJA SE ENCONTRAR COM O GRUPO.

. Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc.) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

.  Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico;

. Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas...). A Fondant Patisserie, mais uma vez, doará quitutes para deixar nossos lanches mais gostosos;

. Levar roupa de banho, toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.

Antes do início da atividade,  haverá a distribuição de material para a coleta (luvas e sacos de lixo). As luvas serão recolhidas ao final do dia, para que sejam higienizadas e reutilizadas em outros mutirões,  mas aqueles que já tiverem as suas, e preferirem, podem levá-las.

Ao final do mutirão, realizaremos um sorteio de camisas doadas pela Radical Sports.

Em caso de chuvas existe a possibilidade do mutirão ser adiado, normalmente avisamos pelo facebook do grupo, caso exista alguma dúvida podem entrar em contato conosco no dia anterior ou no próprio dia do mutirão, pela manhã.

Contatos:

Fábio Rael: 9922-5957 (vivo)  9367-4399 (claro) - Trilhas Quase Secretas / SOS Trilhas

Jeremias Freitas: 8607-5333 (Vivo) - Destemidos



Este evento conta com o apoio de:

Amigos do Parque Pedra Branca – divulgação e participação; 

Central de Cursos - divulgação e participação.

Destemidos - divulgação e participação no mutirão;

Fondant Patisserie - apoio no lanche;

Grupo Terra Limpa - doação de placas educativas;

Parque Nacional da Tijuca - divulgação.

Radical Sports – doação de camisas para sorteio entre os voluntários;

Rio Eco Consciente - divulgação.


10 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que poderemos contar com sua presença, Renata!
      Nos encontrará em um dos pontos de encontro ou irá direto para a praia?

      Abraços.

      Stella Ventura

      Excluir
  2. Valeu amigo, Jayme Rocha e Gabriela Siqueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jayme,

      Infelizmente não poderei estar com vocês desta vez, mas estou na torcida por um lindo dia de sol para que, além de ajudar, todos possam curtir esta bela praia!!!
      Obrigada pela força que sempre nos dá!
      Abraços.

      Stella Ventura

      Excluir
  3. Eu paula barbosa encontrarei vcs no largo da batalha as 09.45.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula!

      Você irá de carro ou precisa de carona?
      É sempre bom levar com você os números de contato que disponibilizamos aqui no blog.

      Abraços.

      Stella Ventura.

      Excluir
  4. infelizmente não vou poder ir neste domingo, mas com certeza irei em uma outra oportunidade, que tudo de certo neste dia.
    leonardo rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Leonardo!
      Sempre postamos o resultado de nossos mutirões aqui no blog. Daqui a alguns dias, volte a nos "visitar" para ver como foi a atividade.
      Os resultados dos mutirões anteriores você já pode conferir em nossa página MUTIRÕES ECOLÓGICOS (http://www.sostrilhas.com/p/mutiroes-realizados.html).
      Tenha um ótimo final de semana!

      Stella Ventura.

      Excluir
    2. Eu Maryane Souza estarei presente!
      Encontrarei vocês no posto no Largo da Batalha as 9:45.
      Peguei o número para contado, qualquer coisa me comunico com vocês!

      Excluir
    3. Legal Maryane!

      Já coloquei seu nome na postagem do grupo no facebook. Se quiser nos acompanhar por lá, também, o link é: http://www.facebook.com/groups/150469428304081/579064448777908/?notif_t=group_activity
      Abraços.

      Stella Ventura

      Excluir