sexta-feira, 3 de maio de 2013

6º Mutirão do PEPB será no próximo sábado, dia 4 de maio



    Neste sábado, 04 de maio, haverá mutirão com manejo da Trilha Histórica da Casa Amarela, no Parque Estadual da Pedra Branca. As atividades vão ser: desobstrução da trilha com retirada de árvores e galhos caídos, poda de vegetação, sinalização e fechamento de atalhos. 
      
     Esta trilha faz parte do traçado da Transcarioca, sendo interligado a uma rede de trilhas do Maciço da Pedra Branca, utilizada desde o século XIX por colonizadores de terras, servindo aos engenhos e fazendas da região. A Casa Amarela, sede do antigo Sítio de Santa Bárbara, construída pelo agricultor Domingos Letra, ocupação modesta de estilo colonial, datada do início da década de 20, representa hoje um importante atrativo cultural situado no interior do Parque.

   A princípio o mutirão seria realizado no cume do Pico da Pedra Branca, apesar de ser o ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro, com 1024 metros de altitude, o local não apresenta vista para a cidade.  Ao constatarmos esse fato em visitas anteriores, e, além disso, perceber que parte do cume é ocupada apenas por uma espécie de bambu não nativo da Mata Atlântica fizemos a proposta ao PEPB de avaliar a possibilidade de criar um mirante, oferecendo ajuda na abertura do mesmo. 

  Devido a pouca utilização do caminho que leva ao Pico da Pedra Branca, a administração verificou primeiro a necessidade de realizar uma manutenção para, numa futura ocasião, abrir esse mirante, tornando o local mais interessante ao visitante que, após aproximadamente 4 horas de subida por trilha íngreme, se decepciona por não poder apreciar a vista como é possível em outros cumes da cidade.      

     O ponto de encontro será na sede do Parque, localizada no Pau da Fome, às 08h00m.

      Como Chegar:
      - Pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande.   Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente até a entrada da sede. Estrada do Pau da Fome nº 4003.

      - De ônibus: linha 764 (Madureira x Pau da Fome)  ou 865 (Taquara x Pau da Fome)
      -Van  (Pau da Fome) - pegar no início da Estrada do Rio Grande
 
   Dependendo da quantidade de voluntários e de acordo com o perfil de cada um, teremos que dividir o grupo uniformemente nas atividades propostas. Teremos tarefas para todos. É recomendado trajar roupas confortáveis que permitam liberdade de movimento (preferencialmente calça comprida, camiseta, etc.) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado antiderrapante); levar ao menos 2 a 3 litros de água, suco ou isotônico; levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas...); levar roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente, protetor solar e, caso tenha, um par de luvas; levar um documento de identidade com foto.  Os participantes deverão ser maiores de 18 anos.   
       
     Em caso de chuvas existe a possibilidade do mutirão ser adiado, normalmente avisamos pelo facebook do grupo, caso exista alguma dúvida podem entrar em contato conosco no dia anterior ou no próprio dia do mutirão, pela manhã.

Contato:
Fábio Rael: 9922-5957 (vivo)  9367-4399 (claro) - Trilhas Quase Secretas / SOS Trilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário