terça-feira, 23 de abril de 2013

domingo, 21 de abril de 2013

Programa Voluntários por Natureza - Mosaico Carioca



I –    Objetivos

Prover as Unidades de Conservação vinculadas ao Mosaico Carioca de Áreas Protegidas de pessoas, a serem qualificadas através de Cursos e Oficinas, que possuam tempo disponível e preocupações com o Meio Ambiente e que movidos por valores de participação e solidariedade disponibilizem parte do seu tempo disponível a causa ambiental, sem qualquer remuneração.


II – Público alvo

Moradores da Cidade do Rio de Janeiro com mais de 16 anos de idade que desejem ocupar parte do seu tempo livre em atividades de campo, com o intuito de aprender, ensinar, fazer novos amigos, ajudar ou apenas como exercício de cidadania.


III – Unidades abrangidas

Neste projeto piloto pelo período de 15.03 a 31.07.13, nossa atuação estará restrita as Unidades por onde passará a trilha de longo curso, em fase de implantação, denominada de “Trilha Transcarioca”, a saber: os Parques de Grumari (zona oeste), da Catacumba e Chacrinha (zona sul), além das APAs da Babilônia e São João e o Monumento Natural do Pão de Açúcar.


IV – Atividades a Serem Desenvolvidas

  •  Inscrição dos interessados, mediante preenchimento com assinatura dos formulários disponibilizados pela CEA / SMAC;
  • Elaboração de Oficina de manejo de trilhas com carga horária teórica e prática a ser ministrada aos inscritos no Programa;
  •  Elaboração de “Cronograma de Atividades” a ser cumprido pelos voluntários, sob o controle das Chefias das UC envolvidas e supervisão do Mosaico Carioca, visando:
a)     Habilitação de trechos de trilhas, objetivando a interligação, via Trilha Transcarioca, entre as diversas UC;

b)   Suporte auxiliar as equipes já existentes, no manejo e manutenção das trilhas já consolidadas localizadas nos Parques e APAs, por onde a referida trilha passar;

c)     Atuar na implantação da sinalização desta trilha em todo o seu percurso, cuja previsão de inauguração está prevista para junho de 2013.


V – Estratégia de Divulgação

  • Será postada matéria específica no Blog do Mosaico, convocando interessados em participar da atividade;

  • O assunto será levado e discutido com os Chefes das Unidades, com a Gerência de Unidades de Conservação (GUC) e com o Centro de Educação Ambiental (CEA) da SMAC (que forneceu os “Formulários de Inscrição”).

  • Serão postadas convocações tanto no Blog do Mosaico, quanto no Blog do Parque Nacional da Tijuca (PNT), Unidade de Conservação Federal vinculada ao Mosaico Carioca, que já vem desenvolvendo, há alguns anos, a atividade de voluntariado no âmbito do Rio de Janeiro;

  • Serão também postadas informações alusivas a essa atividade no facebook das pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Mosaico Carioca, objetivando atingir potenciais voluntários que possam se interessar em participar desse Programa.



VI – Cronograma de Execução

  • Até 25.01.13 – Reunião com os Chefes das UC e com os representantes das Instituições ligadas a FEMERJ, nas quais serão distribuídos os Formulários de Inscrição;

  • Dia 25.01.13 – Postagem de convocação no Blog do Mosaico Carioca, bem como no de pessoas e Instituições ligadas ao Mosaico Carioca de Áreas Protegidas;

  • De 28.01 a 18.02.13 – Preparação da infraestrutura operacional e administrativa, visando o início das atividades;

  • De 18 a 22.02.13 – Definição das atividades no PNM Grumari;

  • De 25.02.13 a 15.03.13 – Habilitação da picada (trilha) entre o Parque da Catacumba e a APA do Morro da Saudade;

  • De 15/03 a 05.04.13 Manejo – trilha APA do Morro da Saudade;

  • De 15/03 a 05.04.13 Manejo – trilha APA Babilônia/S. João/Leme;

  • De 22.04 a 03.05.13 Sinalização – Trecho P. Lage/APA Babilônia;

  • De 06.05 a 29.05 Manejo Trilha Monumento Natural do Pão de Açucar;

  • De 03.06 a 13.06 –  Sinalização – Trecho Babilônia /Pão de Açucar;

  • Dia 14.06.13 – Inauguração do trecho Parque Lage/Pão de Açucar.




Matéria completa e formulário de cadastro podem ser acessados clicando em:

Os interessados deverão preencher o formulário de cadastro e devolvê-lo à Coordenação Executiva do Mosaico Carioca pelo e-mail:
mosaico.carioca@gmail.com

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Mutirão da Praia do Sossego, Niterói

Praia do Sossego, em Niterói, local escolhido para o mutirão, organizado pela Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas, no dia 07/04/13.
 Lendo o convite para um mutirão ecológico alguns se perguntam: “O que motiva estas pessoas a acordarem cedo num domingo e, muitas vezes, percorrerem grandes distâncias para, sem receber nada, catar o lixo que outros largaram em praias e trilhas?” 

Contraste: A delicada flor da ipoméia (Ipomoea imperati) desabrocha pela manhã e morre ao anoitecer. O isopor, segundo estimativas, pode levar até 150 anos para se decompor na natureza.
Bem... somente no dia 7 deste mês, cerca 45 voluntários poderiam dar, cada um, sua resposta à esta pergunta! E até mesmo eu, que não pude estar presente desta vez, ouso dar a minha resposta: “Um mutirão ecológico não é só ralação e limpeza do lixo alheio! É também uma oportunidade de se exercitar, de relaxar, de passar bons momentos entre amigos, de curtir lugares lindos, de fazer novos amigos e de praticar a responsabilidade ambiental, a solidariedade, a cooperação, a simplicidade... TUDO ISTO AO MESMO TEMPO!” Creio, então, que posso dizer que na qualidade de voluntários (sim, porque todos neste grupo somos voluntários, inclusive os membros da equipe!) não recebemos dinheiro, mas recebemos, ou talvez devesse dizer, trocamos muitas outras coisas que não tem preço! Enfim, um mutirão ecológico é uma experiência que só quem já experimentou sabe o que significa. Esta era a razão que me fazia estar inquieta em meu compromisso, toda arrumadinha e maquiada, desejando estar de bota, suada, descabelada e catando o lixo alheio! 

O lixo estava escondido ou em locais de difícil acesso? Isto não foi problema para os voluntários!

Adorei saber que, neste mutirão, o grupo contou com a ajuda de dois voluntários-mirins bastante entusiasmados! Parabéns à mamãe e papai que incentivaram seus pequenos a participarem da atividade! Tenho certeza de que será um aprendizado que eles passarão adiante. Clique na foto para ampliá-la.

Inerente aos benefícios de que cada participante usufruiu, este mutirão retirou pouco mais de 162,00 kg de lixo da Praia do Sossego, em Niterói! Entre os materiais coletados estavam vidros (garrafas e copos), latas, ferragens de cadeiras de praia, plástico de todos os tipos, muito microlixo (tampinhas de garrafas, canudinhos, guimbas de cigarro...) e até seringas, um computador (monitor e torre) e um sinalizador usado em casos de naufrágio! Isto porque, chamada por uma moradora da região, a CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) já havia estado na praia, dias antes, e retirado bastante lixo! 

Todos os vidros foram separados e colocados numa caixa de papelão para facilitar o transporte pela trilha.
Os objetos mais inusitados foram encontrados na praia. Clique na foto para ampliá-la.

O grupo saiu da praia deixando-a limpa, exceto pelo microlixo que não pôde ser todo coletado por motivos óbvios. Aliás, seria ótimo se fosse desenvolvido um equipamento para a coleta deste tipo de resíduo.  

Voluntários coletando o microlixo.
Terminada a coleta, o grupo pesou todos os sacos com o lixo.
Após a conclusão da limpeza, o grupo aproveitou para curtir a praia, descansar e lanchar. Os bolinhos da nossa apoiadora Fondant Pâtisserie, fizeram o muito sucesso!

Bolinhos de banana com recheio de doce de leite, da Fondant Pâtisserie.
Hora de descansar...
... E curtir o local!
Também nos apoiaram a Radical Sports, que doou duas camisas para sorteio entre os voluntários; o Grupo TerraLimpa, que doou três placas educativas que foram afixadas em diferentes pontos da trilha; os grupos Destemidos e Amigos da Serra do Vulcão, que participaram da atividade; além da Rio Eco Consciente, Central de Cursos, Amigos do Parque Pedra Branca e Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca que ajudaram com a divulgação do evento, tão importante para a adesão sempre crescente de voluntários!

Jeremias Freitas e Frederico Torre foram os ganhadores das camisas da Radical Sports. Ellen fleming foi a responsável pelo sorteio. Obrigada, amiga, pelo apoio em diversos momentos da organização da atividade! Clique na foto para ampliá-la.
As placas educativas doadas pelo Grupo TerraLimpa. Clique na foto para ampliá-la.
Ao final da atividade o grupo voltou pela trilha levando o lixo recolhido, até as lixeiras.

 
As lixeiras ficaram cheias!
É claro que as companhias de limpeza têm obrigação de limpar também as nossas praias, afinal este é um dos serviços que pagamos com nossos impostos e é nosso direito cobrar por ele! Mas o povo também precisa fazer a sua parte! Não estou falando só de não jogar lixo na areia da praia,  afinal, muito do que lá vai parar, chegou antes ao mar carregado pelas águas de rios ou de chuvas que lavaram nossas ruas levando os resíduos para as galerias de águas pluviais... TUDO ESTÁ INTERLIGADO! Lixo descartado de maneira inadequada atrai animais e insetos causadores de doenças (mosquitos, ratos, baratas, moscas...), polui terra, águas superficiais e subterrâneas e contamina toda a nossa cadeia alimentar!!! Cuidar do meio ambiente é, também, zelar por nós, por nosso bem-estar, nossa saúde!

Agradeço, em nome da equipe, aos nossos apoiadores e a todos os voluntários que confiam no grupo Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas e partilham de nosso ideal! 

Parte do grupo com o lixo recolhido.
Grande abraço a todos.

Stella Ventura.
(Membro da Equipe SOS Trilhas)

terça-feira, 2 de abril de 2013

Praia do Sossego precisa da nossa ajuda!


A Praia do Sossego já foi uma praia calma e limpa frequentada apenas por surfistas e pessoas que preservavam o local. Atualmente, no entanto, este sossego está ameaçado: frequentadores inconsequentes, lixo trazido pelo mar e falta de fiscalização e de um serviço de limpeza adequados estão transformando este paraíso num verdadeiro lixão!


O objetivo deste mutirão é a coleta e retirada do lixo existente na Praia do Sossego, além da conscientização dos frequentadores através da colocação de mais placas educativas que serão doadas pelo Grupo TerraLimpa para as atividades na praia.

Lixo deixado na praia pelo mar.  De onde veio? De outras praias, de rios, de caixas de águas pluviais para onde foram arrastados das ruas pelas chuvas... O lixo descartado de forma inadequada, muitas vezes, acaba sendo lançado ao mar.

Difícil de ser coletado, o microlixo é facilmente ingerido por diversas espécies de animais marinhos, inclusive peixes. Pense nisto, indiretamente, você pode estar ingerindo plástico!!!



Mais uma vez, contamos com a colaboração de vocês!

O ponto de encontro será no primeiro posto de gasolina (Posto Shell) da Avenida Jansen de Melo, s/n, logo após a descida da Ponte Rio-Niterói, com saída às 9:00 hs. Aqueles que preferirem, pode ainda encontrar conosco no posto de gasolina do Largo da Batalha onde devemos estar chegando por volta de 9:45 hs.

OBS.1: A chegada ao ponto de encontro no horário marcado é importante para o bom rendimento da atividade e também para que, além do trabalho, possamos curtir o local.

OBS.2: O acesso à praia se faz por uma trilha que dura, aproximadamente, de 5 a 10 minutos  (dependendo do desenvolvimento dos participantes). Terminada a coleta o grupo retornará pela mesma trilha com o lixo recolhido durante o mutirão.

Aqueles que desejarem se juntar a nós, neste mutirão, devem:

. Confirmar presença através de comentário nesta matéria, ou e-mail sos.trilhas@gmail.com, ou através do Facebook no grupo Trilhas Quase Secretas/SOS Trilhas (as confirmações nos ajudam a organizar questões de ordem prática, como a divisão de caronas solidárias); É IMPORTANTE QUE O PARTICIPANTE  MENCIONE EM QUAL PONTO DE ENCONTRO (ver acima) DESEJA SE ENCONTRAR COM O GRUPO.

. Trajar roupas leves (bermudas ou calças que permitam liberdade de movimento, camiseta, etc.) e tênis/bota confortável (preferencialmente com solado anti-derrapante);

.  Levar ao menos 2 litros de água, suco ou isotônico;

. Levar lanche (barras de cereal, biscoitos, frutas...). A Fondant Patisserie, mais uma vez, doará quitutes para deixar nossos lanches mais gostosos;

. Levar roupa de banho, toalha e/ou canga, roupa reserva, boné, óculos de sol, repelente e protetor solar.

Antes do início da atividade,  haverá a distribuição de material para a coleta (luvas e sacos de lixo). As luvas serão recolhidas ao final do dia, para que sejam higienizadas e reutilizadas em outros mutirões,  mas aqueles que já tiverem as suas, e preferirem, podem levá-las.

Ao final do mutirão, realizaremos um sorteio de camisas doadas pela Radical Sports.

Em caso de chuvas existe a possibilidade do mutirão ser adiado, normalmente avisamos pelo facebook do grupo, caso exista alguma dúvida podem entrar em contato conosco no dia anterior ou no próprio dia do mutirão, pela manhã.

Contatos:

Fábio Rael: 9922-5957 (vivo)  9367-4399 (claro) - Trilhas Quase Secretas / SOS Trilhas

Jeremias Freitas: 8607-5333 (Vivo) - Destemidos



Este evento conta com o apoio de:

Amigos do Parque Pedra Branca – divulgação e participação; 

Central de Cursos - divulgação e participação.

Destemidos - divulgação e participação no mutirão;

Fondant Patisserie - apoio no lanche;

Grupo Terra Limpa - doação de placas educativas;

Parque Nacional da Tijuca - divulgação.

Radical Sports – doação de camisas para sorteio entre os voluntários;

Rio Eco Consciente - divulgação.