sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Resultado do Mutirão do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu de 08/02/2014!

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – PNMNI, é um importante remanescente da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e fica localizado na divisa dos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, na baixada Fluminense.  Ele foi criado em 1998 e faz parte da APA Gericinó – Mendanha.
O Parque possui uma rica fauna e flora, muitos poços e cachoeiras, destacando-se o Véu da Noiva, com 55 metros de altura.
O mutirão de manejo de trilhas aconteceu no sábado, dia 08/02/2014, foi organizado pela direção do Parque e teve a participação de aproximadamente 15 pessoas.
Os participantes  foram separados  em dois grupos. O primeiro foi fazer o recolhimento de lixo nos poços do Escorrega, Poço Sereno, Poço da Hidromassagem, Poço do Paredão, Poço da Paixão e nos arredores da antiga pedreira.
No total, foram recolhidos, mais ou menos, 10 sacos de lixo de 20 litros quase cheios.




Depois do recolhimento, os participantes se refrescaram nos poços, agora mais limpos.
O outro grupo  foi designado para melhorar o acesso ao Poço do Escorrega, que fica ao lado da sede administrativa do Parque. Foram colocados degraus e feito o manejo de mudas e pedras no caminho, além de drenos para conter a erosão.
Depois de muito trabalho, com um solo muito seco e com muitas pedras, foram feitos aproximadamente 8 degraus com base de madeira. Algumas estacas também foram colocadas para firmarem os degraus seguramente.
Como as madeiras para os degraus eram poucas, a equipe do Parque foi preparar mais material para a finalização posteriormente da escada natural.
Vale ressaltar, que o mutirão foi feito em um sábado, dia de muita visitação de frequentadores ao Parque. Segundo o Diretor, Edgar Martins, é importante os mutirões acontecerem aos finais de semana, para que as pessoas que frequentam o lugar se conscientizem ambientalmente  do lixo que é deixado e valorizem o trabalho voluntário.
No final do mutirão, todos que participaram receberam um diploma de participação e a promessa de novidades bem legais para os futuros participantes.

Jhon Bermond



 Agradecemos as fotos gentilmente cedidas por Nilo Santana e Ricardo (Bal Águia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário