terça-feira, 15 de julho de 2014

Resultado do mutirão de Reflorestamento do Morro São João

Alguns dos voluntários com parte das mudas que foram plantadas.
Algumas mudas.
Grupo conhecendo o viveiro de mudas, o espaço da Florescer e um pouco da sua história. Aqui pegamos mais mudas utilizadas no reflorestamento.
Horta da Florescer. Espaço utilizado para educação ambiental de crianças do condomínio e escolas das proximidades.
Início da trilha de acesso ao Morro São João

Nossa ideia inicial era plantar 20 mudas de árvores, entre elas palmeiras-juçara, pitangueiras, ipê amarelo e outras nativas da Mata Atlântica para ajudar a enriquecer a biodiversidade local, mas acabamos aproveitando a oportunidade para fazer, também,  a retirada de mudas de jaqueira e o anelamento de algumas já adultas. Vale lembrar que atividades para controlar a proliferação das jaqueiras vem sendo realizadas há alguns anos no Rio de Janeiro, especialmente em unidades de conservação, pois trata-se de uma espécie exótica, considerada invasora por sua rápida disseminação e por prejudicar o desenvolvimento de nativas. Além disto, sua folha espessa demora a se decompor, fazendo com que os artrópodes sejam mais escassos nestas áreas e as espécies que comem insetos praticamente desapareçam.








Após o mutirão, os voluntários tiveram a oportunidade de conhecer um local a que poucas pessoas têm acesso, chamado por alguns de "Escada dos Escravos"(infelizmente desconhecemos a data e o porquê de sua construção, e pouquíssimo se encontra sobre sua história), uma escadaria esculpida na pedra muito semelhante a do Pico da Tijuca, no Parque Nacional da Tijuca. Fomos convidados, ainda, a ir à Pedra Branca de onde tivemos a chance de apreciar o visual da Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Morro da Urca e Morro da Babilônia e, de lá, seguimos até outro mirante de onde avistamos Botafogo e o Cristo Redentor.
  
O primeiro trecho da escada exige bastante cuidado pois alguns degraus estão ausentes!
Jorge Leite na segurança do pessoal!

Visual da "Escada dos Escravos".



Maira, descendo a Escada dos Escravos com apoio de equipamento de segurança.
Morro da Urca, Pão de Açúcar, Morro da Babilônia vistos do Mirante da Pedra Branca (Morro São João).
Torre do Rio Sul, Morro da Urca e Pão de Açúcar, a direita parte do Morro da Babilônia.
Pose para foto no mirante
Ao fundo, Botafogo e Cristo Redentor encoberto por nuvens.
Cristo Redentor

Agradecemos à Maira Teles, Felipe Mendes e ao pessoal da Florescer pela hospitalidade e parceria na organização deste mutirão; aos amigos que, após a atividade, ajudaram o grupo a subir a "Escada dos Escravos": André Veras, Gustavo Martins, Jhon Bermond, Ricardo Bemvindo e principalmente Jorge Leite que levou equipamento e auxiliou com bom humor por mais de uma hora na descida por corda, evitando o risco dos degraus ausentes da antiga escada de ferro; e a todos aqueles que nos apoiaram participando ou divulgando este mutirão.  
Logo que possível, pretendemos retornar com um pequeno grupo para fazer o plantio de outras mudas de frutíferas nativas (jabuticabeiras, cambucazeiros e grumixameiras) e daremos continuidade no anelamento e retirada de mudas de jaqueiras.

Valeu mesmo pessoal. Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário