sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Resultado do Mutirão do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu de 08/02/2014!

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – PNMNI, é um importante remanescente da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e fica localizado na divisa dos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, na baixada Fluminense.  Ele foi criado em 1998 e faz parte da APA Gericinó – Mendanha.
O Parque possui uma rica fauna e flora, muitos poços e cachoeiras, destacando-se o Véu da Noiva, com 55 metros de altura.
O mutirão de manejo de trilhas aconteceu no sábado, dia 08/02/2014, foi organizado pela direção do Parque e teve a participação de aproximadamente 15 pessoas.
Os participantes  foram separados  em dois grupos. O primeiro foi fazer o recolhimento de lixo nos poços do Escorrega, Poço Sereno, Poço da Hidromassagem, Poço do Paredão, Poço da Paixão e nos arredores da antiga pedreira.
No total, foram recolhidos, mais ou menos, 10 sacos de lixo de 20 litros quase cheios.




Depois do recolhimento, os participantes se refrescaram nos poços, agora mais limpos.
O outro grupo  foi designado para melhorar o acesso ao Poço do Escorrega, que fica ao lado da sede administrativa do Parque. Foram colocados degraus e feito o manejo de mudas e pedras no caminho, além de drenos para conter a erosão.
Depois de muito trabalho, com um solo muito seco e com muitas pedras, foram feitos aproximadamente 8 degraus com base de madeira. Algumas estacas também foram colocadas para firmarem os degraus seguramente.
Como as madeiras para os degraus eram poucas, a equipe do Parque foi preparar mais material para a finalização posteriormente da escada natural.
Vale ressaltar, que o mutirão foi feito em um sábado, dia de muita visitação de frequentadores ao Parque. Segundo o Diretor, Edgar Martins, é importante os mutirões acontecerem aos finais de semana, para que as pessoas que frequentam o lugar se conscientizem ambientalmente  do lixo que é deixado e valorizem o trabalho voluntário.
No final do mutirão, todos que participaram receberam um diploma de participação e a promessa de novidades bem legais para os futuros participantes.

Jhon Bermond



 Agradecemos as fotos gentilmente cedidas por Nilo Santana e Ricardo (Bal Águia).



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

2º Mutirão do Parque Municipal de Nova Iguaçu - Resultado


No dia 25 de agosto realizamos em conjunto com a direção do Parque nosso segundo mutirão no PNMNI (Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu), o mutirão foi muito bom e os voluntários que não conheciam o parque ficaram admirados com a beleza do local.
Clique na foto para ampliá-la.
Infelizmente não conseguimos fazer tudo o que programamos, mas o que foi feito já tornou o parque mais agradável do que ele era. A manutenção que foi feita, com a colocação dos degraus nos acessos ao Poço da Paixão e Poço do Paredão vai facilitar um pouco a vida de crianças e idosos que frequentam o parque além de evitar a erosão nas trilhas. Havia muito pouco lixo, o que demonstra que os visitantes estão descartando-o de forma adequada e que estão mais conscientes do quanto ele é prejudicial ao ambiente.  



Grupo carregando tronco de uma árvore caída para conter a erosão e servir de apoio para a construção de degraus no acesso ao Poço do Paredão.



Acesso ao Poço do Paredão após intervenção dos voluntários.

Vinícius Rodrigues,  Guarda-Parque do Parque Estadual da Pedra Branca e voluntário, experimentando os degraus do Poço da Paixão, feitos nesse mutirão.

Nesse mutirão, assim como nos outros, tivemos alguns novos companheiros no grupo e dessa vez o número de participantes foi maior do que no primeiro. Muito bacana essa renovação. Agradecemos aos antigos e novos amigos pela força.
 
Queremos agradecer ao pessoal do PNMNI pela ajuda na organização e na divulgação. Ao Edgar e ao filhinho dele, o Eric, ao Emílio, ao Anderson, ao Robson e a todos os funcionários do Parque que de alguma forma nos ajudaram.

Queremos agradecer também ao pessoal do Parque Estadual da Pedra Branca pela força, Vinicius, Renan e Rafael, ao pessoal que não pode participar mas que deu uma ajuda na divulgação, Jeremias dos Destemidos, pessoal da Rio Eco Consciente, Central de Cursos, RJ Adventura e Amigos do Parque da Pedra Branca.Estendemos esse agradecimento também ao Leandro, gerente da V8 roupas pelos adesivos, pelas 2 mochilas da Bull Terrier e pelos chaveiros da Mac Boot que foram sorteados entre os voluntários.

Hora do sorteio!
Chaveiros Mac Boot e Adesivos V8
Mochila de hidratação Bull Terrier
Mochila Bull Terrier
Maria Aparecida foi a sortuda que ganhou a mochila de hidratação!
Waleska Pimentel foi a outra felizarda que levou a mochila da Bull Terrier!
Ganhadores do sorteio:
1 -
Gustavo Couto - Chaveiro Mac Boot e adesivo V82 - Viviane Maciel - Chaveiro Mac Boot e adesivo V8
3 - Marcus Morais - Chaveiro Mac Boot e adesivo V8 
4 - Rafael Vianna - Chaveiro Mac Boot e adesivo V8
5 - Anderson Santos - Chaveiro Mac Boot e adesivo V8
6 - Maria Aparecida - Mochila de hidratação Bull Terrier e adesivo V8
7 - Waleska Pimentel -
Mochila Bull Terrier e adesivo V8

Parte do grupo após o sorteio dos brindes.

As atividades foram estendidas por mais tempo do que o que estava previsto, porque o ponto inicial de acesso ao poço do Paredão estava muito ruim. Mesmo assim ainda conseguimos curtir o Poço do Casarão e a Cachoeira Véu da Noiva.

Voluntárias posando para foto no Poço do Casarão!
Voluntários no Poço do Casarão.
Pessoal curtindo a cachoeira Véu da Noiva  (foto de dispositivo móvel)
 Valeu mesmo pessoal! Até o próximo!

Este evento contou com o apoio de:


PNMNI (Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu): organização e divulgação.

V8 Roupas - doação de adesivos.

Bull Terrier - 2 mochilas para sorteio.

Mac Boot - Chaveiros para sorteio.

Central de Cursos
- divulgação.

Destemidos - divulgação.

Rio Eco Consciente - divulgação.

Amigos do Parque (PEPB) - divulgação.


RJ Adventura - divulgação.


                        


Gostou desta matéria?

sábado, 15 de fevereiro de 2014

105º mutirão do PNT será nesse domingo, dia 16 de fevereiro!




Abaixo, segue convite da coordenação do voluntariado a todos que desejarem se juntar ao grupo:

"Amigos Voluntários,

Convido a todos para o próximo mutirão de voluntariado deste ano. Continuaremos o importante trabalho de retirada das espécies vegetais invasoras, com posterior plantio de mudas nativas.

As mudas selecionadas para essa atividade são algumas espécies importantes para as abelhas nativas sem ferrão e serão plantadas na área próxima ao Centro de Visitantes da Floresta da Tijuca.

Contamos com a presença de todos!!

Não esqueçam de vir com roupas leves, de preferência com calça comprida (tactel, microfibra etc), com um tênis confortável e trazer cantil.

Ah, e pra quem quiser se refrescar na cachoeira após o mutirão, trazer também roupa de banho!!!

Att,

João Felipe Martins
Biólogo / Analista Ambiental
Coordenação do Voluntariado
Parque Nacional da Tijuca / ICMBio"