Voluntariado

Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca

          Desde 2003, o PNT possui um Programa de Voluntariado que é considerado referência na área pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). 
          O programa consiste na organização de mutirões mensais e atividades semanais, em que voluntários, orientados por monitores ambientais do Parque, desenvolvem trabalhos de manutenção e sinalização de trilhas, coleta de lixo, e manejo de flora (controle de espécies exóticas e plantio de nativas).

          Conscientes da importância deste trabalho, o Trilhas Quase Secretas divulga, desde 2007, o calendário deste Programa de Voluntariado e, hoje, nossos membros correspondem a, aproximadamente, 20% dos participantes destes mutirões. Com o blog, estreitamos esta parceria, oferecendo um espaço maior para a divulgação de tais atividades, visando, assim, aumentar a adesão de voluntários para este programa, cuja continuidade é de suma importância para a preservação do Parque, e para o despertar da consciência ecológica.

Mutirão organizado pelo Programa de Voluntariado do PNT no Corcovado em 31/07/2010.
                     


Mutirão organizado pelo Programa de Voluntariado do PNT na Pedra Bonita em 10/04/11.



Palavra de Lúcio Palma, Coordenador da Monitoria Ambiental do PNT:

          "Estando à frente do voluntariado do PNT desde o final de 2006, me sinto honrado em organizar as atividades propostas, sempre visando a preservação da natureza e incentivando a cultura voluntária que multiplica a preocupação com o coletivo e o cuidado com o meio ambiente. Executamos as mais diversas tarefas como: manutenção de trilha, manejo de flora, patrulhas ambientais, apoio a fiscalização, replantios, apoio à visitação, entre outras.
          Vale ressaltar que o Programa de voluntários do PNT é de todos, afinal, o parque é de todos. Por isso, é nosso dever zelar pelo bem estar da sociedade e um mundo mais equilibrado ambientalmente. Faça você também a sua parte. Seja um voluntário do Parque Nacional da Tijuca. Acesse: voluntariosnosparques-subscribe@yahoogrupos.com.br"

Lucio M. Palma
(Coordenador da Monitoria Ambiental)
Parque Nacional da Tijuca
21 - 2492-2252/53 Ramal 211 / 2491-1700


Projeto Pedra da Gávea AMANDO E PRESERVANDO

          Amando e Preservando, desde 2004, o Grupo Terra Limpa se dedica aos serviços de manutenção de uma das trilhas mais conhecidas do país: a da Pedra da Gávea.
          Visando promover a conservação do local, assim como o bem-estar e segurança de quem o frenquenta, o grupo realiza serviços de poda de vegetação, retirada de árvores caídas na trilha, sinalização, colocação de degraus, limpeza de drenos, fechamento de atalhos, e coleta de lixo com os quais, desde 2008 temos a satisfação de colaborar.